Competição de engenharia foi realizada neste sábado e domingo, dias 17 e 18, em Piracicaba, SP

A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais venceu neste domingo (18) a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, realizada na Escola de Engenharia de Piracicaba, Interior Paulista. A segunda colocada foi a equipe EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, seguida pela equipe Poli Atlas, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). As equipes FEI Baja, do Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo), e a mineira Saci, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.

O Comitê Técnico da competição de engenharia apontou ainda a melhor equipe em cinco quesitos:

Projeto – equipe FEI Baja

Suspension & Traction – equipe Baja UFMG

Slalon – equipe Poli Atlas

Enduro de Resistência – equipe Baja UFMG

A competição teve início no sábado (17) com a participação de 29 equipes, de um total de 30 inscritas, oriundas de 30 instituições de ensino, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No sábado, os juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade, avaliaram os Baja SAE (projetados e construídos dentro das instituições de ensino) nos quesitos segurança, motor, conforto e frenagem, suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade; e as equipes que fizeram apresentação teórica dos projetos. No domingo ocorreu o enduro de resistência, num terreno acidentado, com três horas de duração.

A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste é uma preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL, disputa nacional realizada anualmente no primeiro semestre, também no Interior de São Paulo, com a participação de aproximadamente 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realizará em 2016 mais duas etapas regionais, a Etapa Nordeste, de 4 a 6 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 18 a 20 de novembro, na Universidade Federal de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Carros – Os veículos off-road Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um carro em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, diz Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.