Companhias mantêm expectativas positivas para o mercado calçadista e promovem linha Voralast™, que traz vantagens técnicas aos fabricantes de solas e palmilhas

 

A indústria química norte-americana Dow e a Agile, empresa do grupo italiano POZZI, participam juntas da FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes), entre 14 e 16 de março, pelo segundo ano consecutivo. Com foco no desenvolvimento de sistemas de poliuretano para o setor calçadista, o objetivo no evento é promover a tecnologia Voralast da Dow, inovação que oferece benefícios técnicos e econômicos para os fabricantes de solas, entressolas e palmilhas.

Formulada para o desenvolvimento de solados de poliuretano mais leves e resistentes, a linha Voralast integra o completo portfólio ComfortScience da Dow, que traz diferentes soluções criadas para levar mais conforto aos consumidores. Com um gama de diferentes formulações, a tecnologia atende às necessidades de diversos segmentos: sapatos casuais, passando por saltos e plataformas, calçados esportivos, até calçados de segurança (EPI).

“O mercado calçadista é bastante exigente e tem padrões técnicos muito elevados. Além disso, a performance de um calçado e atributos como leveza vem ganhando espaço no mercado, assim, além da estética, ele precisa atender a uma série de requisitos de bem-estar e qualidade. Pensando nesses dois pontos, desenvolvemos uma solução capaz de atender as novas necessidades tanto da indústria quanto do público final”, afirma Marcus Kerekes, gerente de Marketing da área de Consumo e Conforto de Poliuretanos da Dow para América Latina.

Dentre os destaques da linha estão o Voralast ULTRALIGHT, um avanço em relação à geração atual de poliuretano, pois é injetado em densidades até 35% mais baixas,  sem perda de propriedades mecânicas, e produz calçados com solados mais leves, sendo uma ótima alternativa ao EVA; o Voralast GT, que tem excelente resistência à hidrólise, além das resistências tradicionais do poliéster a hidrocarburos e ácidos principalmente para produtores de calçados de segurança; e o Voralast SOFT TOUCH, que alia o excelente acabamento estético do solado à leveza do poliuretano, sendo uma excelente alternativa para calçados masculinos.

Para levar sua solução inovadora ao mercado, a Dow conta com o apoio da Agile, que atua há mais de 20 anos no mercado calçadista latino-americano. “Nossa experiência nos permite ir além da comercialização de produtos. Estamos preparados para atender todas demandas, pois conseguimos criar soluções sob medida para a necessidade de cada empresa, adequando nossas soluções aos seus padrões de desenvolvimento de produto”, ressalta Edgard Mingoni, diretor da Agile.

“Temos grandes expectativas nesse mercado. Em 2016, percebemos um reaquecimento, principalmente nas exportações, e a tendência é que nacionalmente o setor inicie uma recuperação este ano e se consolide em 2018”, reforça Kerekes.

 

Mais informações sobre a linha Voralast

 Voralast R – a tecnologia é um sistema híbrido que combina sustentabilidade e alto desempenho, com menor utilização de materiais e redução no consumo de energia e emissão de gases no processo produtivo. Oferece leveza, resistência e conforto para a produção de sandálias, chinelos e sapatos esportivos – como os voltados para montanhismo e trilhas, além de flexibilidade e excelente fluxo durante sua produção – o que permite mais economia durante o processo de fabricação, mobilidade e liberdade de design para moldes mais complexos. Por ser baseada em polióis de poliéster, que contêm matérias-primas renováveis, a solução emite menos carbono e é menos poluente.

Voralast GT – esta solução se adapta às mais rigorosas condições de uso, trazendo mais performance, segurança e conforto, por isso é indicada principalmente para os segmentos de sapatos masculinos, botas e calçados de segurança (EPI). Além dos benefícios oferecidos em toda a linha, a terceira geração da tecnologia possui excelente resistência à hidrólise, além das resistências tradicionais do poliéster à hidrocarburos e ácidos. Isso resulta em um melhor desempenho funcional e mais economia, sem a utilização de aditivos de alto custo na produção. Possui mais aderência, tração em superfícies variadas e durabilidade. Devido ao conforto proporcionado pela tecnologia, é ideal para calçados usados por longos períodos do dia.

Voralast SOFT TOUCH – mais funcionalidade com toque macio e maior qualidade são os principais benefícios desta linha de produtos, resultado de uma composição única. A combinação para formulações diferenciadas de polióis e pré-polímeros, proporciona uma sensação agradável, similar ao toque macio da borracha, perfeitos para calçados sociais masculinos – que precisam de flexibilidade e conforto. Com boas propriedades mecânicas, tem excelente memória de elasticidade, e baixa abrasão, além de oferecer resistência ao atrito, mesmo em superfícies molhadas. Sua formulação é inovadora, com composição à base de éter e livre de ftalatos (compostos nocivos à saúde e de complexa biodegradação), é 40% mais leve em comparação a materiais termoplásticos típicos e 25% mais leve que outras borrachas.

Voralast ULTRALIGHT – tecnologia inovadora que agrega valor ao produto, mais leveza e menor densidade, para aplicações em calçados esportivos. Um dos principais diferenciais é o fato de apresentar uma densidade menor (injetado em densidades até 35% mais baixas, sem perda de propriedades mecânicas, produzindo calçados mais leves),  sendo uma ótima alternativa ao EVA – material hoje muito utilizado na indústria. Tem como principal vantagem o melhor custo-benefício, por ter uma densidade muito mais baixa que os poliuretanos tradicionais. O uso desta tecnologia proporciona maior produtividade (devido ao seu tempo de desmolde), menor investimento em moldes, maior estabilidade dimensional, melhor acabamento, boa receptividade às tintas e menor deformação permanente. Pode ser aplicado às entressolas, diminuindo a absorção de água, o que deixa os sapatos ainda mais leves, permitindo a criação de modelos de acabamento sofisticado e durável, sem que, com isso, haja perda de funcionalidade e qualidade.