Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec

Bom desempenho levou empresa a ampliar em 50% a capacidade produtiva

Fabricar gelcoat para piscina não é uma tarefa das mais fáceis. Combinação de resina e pigmento, o gelcoat é o responsável pelo acabamento das peças de compósitos – no caso da piscina, o contato com a água requer um produto com elevada resistência química. Daí porque a Dilutec levou cerca de três anos para desenvolver uma família de gelcoats aptos para essa aplicação.

“Depois de pesquisas de mercado para identificar o que realmente o fabricante de piscina necessita, formulamos os produtos e os submetemos a certificações externas referentes às normas de intemperismo acelerado, spray salino e umidade”, conta Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec. Da porta para dentro, ele lembra, a empresa investiu em ensaios de espectofotometria e “Turtle Box” – este avalia a resistência do gelcoat à osmose e a integridade da cor em contato com a água.

De acordo com Pannellini, valeu a pena cumprir todas essas etapas. “Munidos das certificações, conseguimos aprovar os nossos produtos nos principais fabricantes brasileiros de piscinas. Até então, eles contavam basicamente com apenas um fornecedor”. Assim, desde o final do ano passado, a Dilutec fabrica o Colorgel® ISO/NPG (azul e branco) – outras cores podem ser formuladas sob encomenda –, o gelcoat éster-vinílico para barreira química e o Colorpatch®, um aditivo destinado ao retoque, recuperação e repintura de piscinas – também é usado na conversão de piscinas de azulejo em compósitos.

“A entrada no segmento de piscinas foi crucial para a decisão de expandirmos a fábrica”, observa. Na unidade que opera em Senador Canedo (GO) – a Dilutec também produz thinner em Piracicaba (SP) –, a empresa investiu pouco mais de R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura, o que garantiu um salto de 50% na capacidade instalada, totalizando 200 toneladas/mês.

“O mercado de piscinas já representa de 12% do nosso faturamento, e a ideia é atingir 20% ao longo do próximo ano”, calcula Pannellini.

Para mais informações, acesse www.dilutec.com.br