Chemours consolida sua presença no mercado brasileiro de especialidades químicas

Com quase três anos de atuação independente e uma bagagem de dois séculos de história, a companhia multiplicou o valor de suas ações e expande sua atuação no mercado de produtosfluorados, soluções químicas e tecnologias de titânio, oferecendo sustentabilidade e alta performance para indústrias de diferentes setores

0
877

A Chemours, uma das mais importantes fornecedoras de titânio, produtos florados e soluções químicas, já nasceu com uma experiência de mais de 200 anos de história vindas da DuPont e, em 2017, atingiu faturamento de US$ 6,2 bilhões, 15% a mais que em 2016. No último ano, o valor de suas ações cresceu 70%, resultado do plano de transformação da empresa, instituído em 2015.

Comprometida com o desenvolvimento do mercado nacional nos segmentos em que atua, no setor de refrigeração, por exemplo, a companhia oferece a linha de fluidos refrigerante Opteon, categoria de produtos HFOs, ou hidrofluorolefinas, já adotada na Europa, Estados Unidos e Japão, que permite redução significativa do potencial de aquecimento global (GWP, do inglês Global Warming Potential) e, em muitos casos, reduz o consumo de energia de equipamentos de refrigeração e ar condicionado. No Brasil, grandes redes varejistas já estão atuando com Opteon em seus sistemas de resfriados e congelados.

Já para o setor de tintas, a Chemours lançou um novo grau de dióxido de titânio, o Ti-Pure Select TS-6300, que provê maior poder de cobertura para tintas foscas e de baixo brilho aplicações interior e exterior, em formulações base solvente ou água. O dióxido de titânio Ti-Pure TS-6300 permite uma pintura que cobre mais com menos tinta, resultando em uma pegada ambiental menor em toda acadeia de valor, otimizando o uso de matérias-primas.

Maurício Xavier, presidente da Chemours no país, comenta o crescimento da empresa até o momento. “O ponto de partida foi nossa trajetória de inovação e contribuição inquestionável ao desenvolvimento do mercado químico global. Nos últimos anos, cumprimos nosso plano de transformação, atendendo às necessidades atuais e futuras de nossos clientes brasileiros, sempre nos pautando pela simplicidade, integridade e transparência, por meio de processos ágeis e seguros. Para os próximos anos, seguimos para um novo momento rumo ao crescimento, e para isso nos focamos em 4Ps: performance, pessoas, parcerias e portfólio.”

Em 2017, a empresa inaugurou uma nova unidade produtiva em Manaus (AM), responsável pela produção de Freon 410A, fluido refrigerante bastante utilizado na fabricação de equipamentos de ar-condicionado comercial e residencial, e sistemas de bombas de calor. A nova planta reduziu em 90% o tempo de entrega para todos os clientes da região, que são os fabricantes de equipamentos de ar-condicionado do Brasil. Ainda em 2017, a companhia inaugurou seu novo escritório em Alphaville, Barueri (SP).

Globalmente, a Chemours está investindo US$ 300 milhões, em três anos, para construir a nova unidade de produção da linha Opteon em Ingleside, Texas (EUA). Prevista para entrar em funcionamento no terceiro trimestre de 2018, ela será a maior instalação do mundo para a fabricação de HFO (hidrofluorolefina) e atenderá diversas regiões do mundo como a América Latina, América do Norte e Europa.

Além dos negócios de tecnologia de titânio e fluorquímicos, a empresa atende ainda os mercados de energia, bens de consumo, cosméticos e mineração por meio das áreas de fluorpolímeros – com produtos como Teflon, Viton, Nafion e Krytox – e soluções químicas, com produtos como o ácido glicólico Glypure.

Mais informações – www.chemours.com