Materiais oferecem maior resistência e flexibilidade

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, apresentou ao mercado brasileiro soluções com resinas de polietileno (PE) para produção de filmes termoencolhíveis (shrink film). Os materiais foram expostos na Feiplastic, maior feira do setor plástico na América Latina, em São Paulo (SP).

As soluções combinam propriedades das famílias de produtos PEBD (polietileno de baixa densidade), PEBDL (polietileno de baixa densidade linear) e PEAD (polietileno de alta densidade), resinas já disponíveis no portfólio da Braskem, com destaque para os diferentes tipos de PEBD e para família Braskem Proxess. Esta combinação garante elevada resistência mecânica, transparência e produtividade, características fundamentais para soluções competitivas e que são destinadas principalmente aos mercados de alimentos e bebidas, onde são utilizadas para unitização (embalagem secundária), proteção e/ou isolamento de cargas, garantindo a integridade e segurança no transporte, armazenamento e distribuição de produtos.

Outra resina de polietileno da companhia é a Braskem Flexus Cling, especialmente desenvolvida para extrusão de filmes estiráveis (stretch film). Os filmes são muito utilizados pelas indústrias para proteger cargas durante o transporte. O material faz parte da linha Braskem Flexus, uma das marcas de polietileno da empresa para filmes, esse novo produto destaca-se pela elevada retenção de carga e excelente performance de “pega”, mesmo em baixas temperaturas. Flexibilidade e resistência ao impacto e à perfuração são destaques das soluções com a família Flexus. Todas estas características vão garantir ao cliente a segurança e o resultado necessários para uma boa movimentação e transporte de cargas.

“A inovação é um dos principais compromissos da Braskem e uma vantagem competitiva para a indústria brasileira do plástico. As novas resinas para filmes demonstram, mais uma vez, a nossa capacidade de identificar oportunidades no mercado e buscar as soluções mais eficientes e competitivas para os nossos clientes”, afirma Marcelo Neves, líder de Engenharia de Aplicação Polietilenos Flexíveis da Braskem.

O mercado de filmes “shrink” e “stretch” é responsável por consumir entre 20 e 25% do volume de polietileno no segmento de flexíveis no Brasil.