Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico informou que a importação de energia do país vizinho começará em maio. Na primeira semana, a previsão é importar 50 MWmed.

O Brasil retomará, ainda no mês de maio, a importação de energia elétrica do Uruguai, informou nesta quarta-feira (3) o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Já nesta primeira semana de maio, está prevista a importação de cerca de 50 MegaWatts médio (MWmed) de energia da conversora de Rivera. A importação será feita pela Eletrobras. Segundo o CMSE, semanalmente será definido o montante que será importado do país vizinho.

Em 2015, o governo publicou uma portaria que autorizava a importação de energia elétrica do Uruguai até 2018. A portaria afirmava que a importação se dará “de forma excepcional e temporária”, por meio das conversoras de frequência de Rivera (70 MW), situada na fronteira dos municípios de Rivera, no Uruguai, e Santana do Livramento, no Brasil, e a conversora de Melo (500 MW), na cidade uruguaia de Melo.

A importação de energia dos países vizinhos é rotineira. O país também tem contrato de compra de energia com a Argentina.