BASF participa da Fakuma 2018 com soluções para diversas indústrias

0
210

Os mais recentes lançamentos e inovações da BASF serão levados à 26ª Fakuma, feira internacional de processamento de plásticos, realizada anualmente na Alemanha. De 16 a 20 de outubro os experts da BASF vão discutir as tendências de mercado nos mais diversos setores, como os de bens de consumo, estilo de vida e desenvolvimento industrial.

Entre as principais novidades estão:

Ultramid Flex para embalagem flexível

O Ultramid® Flex F38 é uma classe nova de poliamidas, diferente das disponíveis no mercado, parcialmente produzido com recursos renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e com propriedades muitos distintas dos grades tradicionais. Sua alta flexibilidade e alta capacidade de estiramento são pontos fortes, sendo indicado para a produção de sacos encolhíveis de alta qualidade. Devido às suas excelentes propriedades, mesmo em baixas temperaturas e baixa umidade, é perfeitamente adequada para embalagens flexíveis, assim como para uma ampla gama de filmes técnicos. Para a indústria de embalagens, o novo Ultramid Flex F38 cria oportunidades interessantes para diferentes tipos de produtos.

Portfólio Ultrason oferece performance única

A versatilidade e a performance excepcionais do Ultrason, a poliarilsulfona da BASF, criam grandes possibilidade de aplicações para empresas em setores tão diversos quanto residencial, automotivo e construção. A BASF oferece um panorama geral das diferentes classes de Ultrason para aplicações domésticas, como fritadeiras, onde a segurança alimentar, resistência à temperatura e design estão em perfeita sintonia. Para a indústria de construção, os materiais que podem entrar em contato com a água potável, e até mesmo usados para fabricar componentes embutidos nas paredes, são cada vez mais importantes. Na feira a BASF apresenta vários acessórios para mostrar como a polifenilsulfona Ultrason P combina durabilidade e alta resistência a fissura por esforço e ao calor. Para aplicações estáveis em termos de dimensão, que requerem alta rigidez e boa fluidez, a BASF apresenta a polietersulfona Ultrason Dimension E 0510 G9.

A leve cadeira Aula, da Wilkhahn

Aula é o nome do último modelo de cadeira da fabricante de móveis alemã Wilkhahn. A armação e os descansos de braço são feitos com Ultramid SI, o plástico de superfície otimizada da BASF. Com esta cadeira, os designers e engenheiros levaram o plástico a novas dimensões estéticas e funcionais. Os recursos da ferramenta de simulação da BASF (Ultrasim) também tiveram um papel importante para assegurar que toda parte da armação da cadeira fosse produzida com o plástico de alta performance Ultramid SI, tornando desnecessário um núcleo de aço. Com isso, temos uma nova classe de peso. Com apenas 6 quilos, ou 6,7 Kg no projeto com descanso de braços, a Aula é peso leve.

Quer inovação em seu café?

No bar a BASF mais uma vez servirá especialidades de café embaladas em cápsulas feitas com Ultradur B 1520FC R1. O Ultradur B1520 FC R1 (para contato com alimento) oferece uma barreira contra vapor, ácido e especialmente contra aroma, sem a necessidade de revestimentos adicionais. Os produtos continuam frescos por muito mais tempo nas embalagens feitas com este material PBT. Por causa da certificação de contato com alimentos, o produto também é adequado para embalagens de cosméticos e de alimentos.

Infinergy marca pontos no setor esportivo

Em 2013, o Infinergy, poliuretano termoplástico expandido (E-TPU), foi lançado no tênis Energy Boost da Adidas. Hoje o Infinergy também é popular em outras aplicações esportivas. No estande da BASF o material será exibido também em diversas outras aplicações, como assentos e pneus de bicicleta, esteiras ergométricas e outros equipamentos esportivos. As propriedades da espuma de partícula de célula fechada a tornam adequada para diversas aplicações esportivas. Ela oferece tanto amortecimento quanto impulso e, portanto, é ideal para esportes que causam intenso esforço nas articulações. O efeito de rebote alto é obtido pela estrutura especial da câmara de ar feita de grânulos de espuma soldados. O Infinergy também é leve e elástico. Assim, o poliuretano termoplástico expandido está abrindo áreas totalmente novas para aplicação dentro e fora da área de esportes.

Masterbatches de cor da BASF Color Solutions

Com seu masterbatch para sobretintura regranulada, a BASF Color Solutions Germany GmbH este ano também apresenta produtos para fortalecer o conceito de sustentabilidade. Para tanto, as duas variantes “coloração de plásticos naturais” e “coloração de material reciclado” estão sendo apresentadas como alternativas equivalentes. As variantes são apresentadas em turfa artificial tingida usando as linhas de produto Lufilen e Sicolen ® fabricadas pela Beens Grass-Yarns B.V. O uso da turfa artificial ao invés da real, pode dar uma importante contribuição para a sustentabilidade de regiões áridas, já que economiza os escassos recursos hídricos. A possibilidade de tingir material reciclado para produzir um acabamento de alta qualidade corrobora a reciclagem de materiais em uma economia circular. É possível tingir materiais com até 100% de reciclados, já que os masterbatches Sicolen com extrema intensidade de cor conseguem superar os desafios típicos da coloração de reciclados, usando aditivos especiais. Alguns exemplos possíveis são os engradados de bebidas e cestas de lixo, que poderão ter o selo “Blue Angel”, certificado de verificação ecológica mais antigo do mundo.

Há outras novidades nos sites:

www.basf.com/fakuma2018_en

www.plasticsportal.eu

www.polyurethanes.basf.eu