• O Infinergy apresenta suspensão única e propriedades de absorção para calçados de segurança.
  • A combinação entre desempenho e conforto é a principal característica do Elastopan Light Safe.
  • Para temperaturas extremas, a BASF oferece o Elastopan Extreme Frost, com propriedades como alta resistência à flexão, até mesmo em temperaturas de – 45 °C.

Este ano, a BASF, empresa química líder mundial, está apresentando seu novo portfólio de poliuretano (PU) e poliuretano termoplástico (TPU) para calçados de segurança na A + A 2015, a feira internacional de saúde e segurança ocupacional em Düsseldorf (Alemanha). De 27 a 30 de outubro, os visitantes do evento podem conferir como as soluções de PU/TPU da BASF oferecem maior conforto nos calçados de segurança.

Infinergy – elástico como borracha, porém mais leve

O primeiro poliuretano termoplástico expandido do mundo  (TPU-E)  está sendo usado pela primeira vez em calçados de segurança. A espuma de partículas elásticas de células fechadas apresenta baixa densidade, alta elasticidade, elevada resistência à abrasão, força de tração e uma boa durabilidade a longo prazo com um amplo intervalo de temperaturas (chegando até a -20 °C), juntamente, com uma boa resistência química. Entretanto, a principal característica do Infinergy é a sua alta resiliência. O teste de elasticidade rebote de acordo com a norma ISO 8307 (teste de rebote de bola) e DIN 53512 (com martelo pêndulo definido) demonstra que o Infinergy atinge uma altura de rebote de mais de 55%, colocando-o a frente em comparação a outros tipos de espumas, tais como polipropileno expandido (PPE) a 30%, acetato de vinilo etileno (EVA) a 37%, e polietileno expandido (EPE) a 50%. O Infinergy não perde sua alta resiliência, mesmo com o uso contínuo, tornando-o o material ideal para entressolas nos calçados de segurança.

O Infinergy  é usado pela primeira vez na linha “Wellmaxx” de calçados de segurança produzidos pelo fabricante inovador ELTEN. “Nenhuma entressola produziu até agora maior retorno de energia. Na prática, a nova tecnologia de amortecimento torna a vida mais fácil para todos os membros de equipes cujo trabalho envolve corridas – um fator importante em alguns setores, pois significa uma grande melhoria na prevenção da fadiga e problemas de articulação”, confirma Stefan Tintrup, sapateiro ortopédico e especialista líder em tecnologia de calçados da fabricante Elten, na Renânia do Norte. As pessoas que participaram do teste de desgaste ficaram muito entusiasmadas com as propriedades únicas de suspensão e absorção dos sapatos.

Elastopan Light Safe – leve e antiestático

No Elastopan Light Safe, a BASF oferece outro sistema de baixa densidade. Esse é um poliuretano expandido por água que é extremamente antiestático com baixa densidade. As entressolas feitas com esse novo material são até 40% mais leves do que os sistemas de PU padrão utilizados em entressolas em calçados de segurança e, portanto, proporcionam maior conforto para o usuário.

Ele pode ser usado em combinação com TPU ou sola exterior de borracha para produzir uma camada de dupla densidade que atende a norma ISO EN20344: 2011. O material não requer qualquer tecnologia de produção especial, assim, pode ser processado com máquinas de moldagem e injecção padrão com a finalidade de produzir solas e sapatos.

Graus de Elastopan para as temperaturas mais baixas

A BASF oferece uma família de sistemas de PU sob o nome Elastopan Extreme Frost, desenhado especialmente para condições climáticas muito frias. Em contraste com os sistemas convencionais, as solas feitas desse material exibem uma resistência à flexão a -45 ° C em mais de 50.000 ciclos, no  Teste Ross de flexão canadense, e em mais de 8.000 ciclos, nas condições do Certificado Russo de Conformidade – GOST. Outras propriedades principais incluem alta resistência ao deslizamento em superfícies molhadas e congeladas, baixa abrasão e alta absorção.