• Soluções da Master Builders Solutions foram usadas em várias etapas do projeto.
• A companhia também participou com excelência de outros grandes projetos de infraestrutura na região.

A BASF, companhia que apresenta profundo conhecimento sobre as necessidades construtivas da região de Istambul, na Turquia, foi escolhida para ser a parceira no fornecimento de soluções para a construção do Túnel Eurásia. O Túnel faz parte de um grande projeto de infraestrutura, que inclui a Ponte Yavuz Sultan Selim e a Ponte Osman Gazi, e tem o objetivo de solucionar os principais gargalos de trânsito da populosa região de Istambul.

O Túnel Eurásia é único, pois é composto por um túnel rodoviário subaquático de dois andares, que liga os lados europeu e asiático de Istambul. A cobertura do projeto perfaz uma extensão de 14,6 quilômetros, aliviando o congestionamento do trânsito e consequentemente, reduzindo consideravelmente o tempo de viagem na estrada de Istambul, que é bastante movimentada.

Após o fornecimento de soluções para a construção das Pontes Osman Gazi e Yavuz Sultan Selim, inauguradas em 2016, a BASF combinou os componentes disponíveis em seu amplo portfólio da marca global Master Builder Solutions para superar os desafios encontrados em cada estágio do Túnel Eurásia. Soluções como MasterGlenium, MasterRoc, MasterFinish e MasterEmaco, contribuíram com o projeto de construção, fornecendo o concreto com as características certas, como trabalhabilidade e secagem rápida. E, acima de tudo, nessa região de atividade tectônica, elas forneceram características cruciais de resistência e durabilidade. Os aditivos de alta performance para concreto MasterGlenium foram usados para obter um concreto durável com uma vida útil de 100 anos nos segmentos do túnel. Os produtos da série MasterFinish foram usados para melhorar a qualidade da superfície do concreto e obter um acabamento uniforme, enquanto os produtos MasterRoc ajudaram a reforçar o túnel.

As argamassas para reparo MasterEmaco foram usadas em todas as rodovias de acesso que desembocam no túnel e precisaram de restauração. O processo de produção do concreto se tornou mais produtivo devido à maior trabalhabilidade e melhora no tempo de pega do concreto. Além disso, com o MasterProtect Antigraffiti 2400, a BASF forneceu uma solução para proteger as paredes do Túnel Eurásia. Esse sistema evita qualquer tinta de se aderir na superfície da parede, sem provocar qualquer alteração visível na mesma.

Os especialistas da BASF também desenvolveram uma solução para juntas de dilatação – um dos componentes mais críticos e delicados das estruturas internas do túnel. A produção dos suportes necessários para as juntas de dilatação contou com soluções que oferecem alta aderência à estrutura existente e resistência ao efeito vibratório que será causado pelo intenso trânsito de veículos nos muitos anos que virão.