Pensando num futuro sustentável, a BASF desenvolveu primeiro o ecoflex, que tem revolucionado todo o mercado para um novo mundo de aplicações e soluções em plásticos biodegradáveis. Plásticos biodegradáveis têm a capacidade de serem metabolizados por micro-organismos, sendo transformados em CO2, H2O e matéria orgânica. Tais materiais são considerados como compostáveis quando não ocasionam malefícios ao crescimento de plantas.

Na sequência, desenvolveu o ecovio, que além de biodegradável e compostável, possui alto conteúdo de fonte renovável. A compostagem é uma técnica de degradação de materiais, através de micro-organismos, transformado-os em CO2, H2O e matéria orgânica com qualidade de adubo. Para que o processo ocorra de maneira controlada e da melhor forma, é necessário seguir condições adequadas de temperatura, oxigenação e ter a quantidade correta de micro-organismos, sendo tudo isso possível de se obter em usinas de compostagem.

O ecovio é um polímero biodegradável e compostável certificado, segundo normas internacionais como EM 13432 (europeia) e ASTM D6400 (norte-americana). Tais normas estabelecem condições específicas de temperatura, um curto período de tempo e local adequado para que os processos de biodegradação e compostagem ocorram, isto é, em usinas de compostagem. O ecovio é uma blenda de ecoflex (PBAT) e ácido poliláctico (PLA), que é derivado do milho, e oferece uma abordagem holística, um abrangente portfólio de produtos, soluções e sistemas completos. O sistema de circuito fechado é um exemplo bem claro sobre isso. Todo o material presente em determinado local é devidamente separado e disposto adequadamente ao final do uso: matéria orgânica e plásticos biodegradáveis compostáveis são enviados para usinas de compostagem, recicláveis para centrais de reciclagem e assim por diante.

Com ecoflex e ecovio, a BASF intenciona ajudar constantemente seus clientes a transformar produtos, mercados e modos de pensar. Juntos, oferecem soluções que vão desde meros benefícios do produto até valor adicional para a sociedade e para o meio ambiente.

Mais informações – www.basf.com.br