A BASF anunciou o início de uma nova linha de produção do Ultrason, termoplástico amorfo transparente de elevada resistência térmica baseado em polissulfona, em sua fábrica de Yeosu, na Coreia. Com a nova linha produtiva, a capacidade anual global de Ultrason vai aumentar de 6 mil para 24 mil toneladas, atendendo o crescente consumo do mercado em todo o mundo.

“A ampliação da produção nos permite acompanhar o crescimento da demanda oferecendo um alto nível técnico e com o portfólio de produtos que atendam às necessidades específicas das indústrias”, considera Mario Cerqueira, coordenador regional de Especialidades Plásticas da BASF para a América do Sul. “É um material de alta performance perfeito para aplicações técnicas, muito útil na indústria automotiva, de equipamentos médicos e de conexões para circuito de água quente devido a sua alta resistência térmica, estabilidade dimensional e elevadas propriedades mecânicas”, afirma.

Ultrason é o nome comercial para a linha da BASF dos produtos com base de polietersulfona (Ultrason E), polissulfona (Ultrason S), e polifenilsulfona (Ultrason P). As últimas inovações incluem o otimizado Ultrason Dimension, uma polietersulfona altamente preenchida conhecida por sua extrema estabilidade dimensional e excelentes propriedades de fluxo.

O Ultrason é amplamente utilizado nas indústrias eletrônica, automotiva e aeroespacial para a produção de componentes leves e resistentes ao calor. O termoplástico pode suportar temperaturas de até 220°C sem alterar suas propriedades e possui excelente estabilidade química. Sua resistência à temperatura superior permitiu, por exemplo, que fosse aplicado no design compacto do novo refletor de farol no carro Hyundai ix35. O material de alto desempenho também tem grande aplicação em peças de contato com alimentos, incluindo máquinas de café expresso ou pratos resistentes para microondas, bem como em eletrodomésticos premium. Ele está em conformidade com a FDA americana (Food and Drug Administration) e as regulamentações europeias para aplicações de contato com alimentos. Também é usado na produção de materiais compósitos de fibra de carbono. Com o aumento da urbanização e a crescente necessidade de gestão de água limpa, Ultrason é o material ideal para produção de membranas de filtragem, contribuindo, assim, para a dessalinização e purificação em tratamento de água, mais comum nos EUA e Europa.

Além da resistência às altas temperaturas, incluindo elevadas temperaturas de trabalho em longo prazo, o Ultrason tem entre as suas propriedades a grande transparência, alta resistência mecânica e rigidez, boas propriedades dielétricas, excelente comportamento ao fogo, excelente resistência à hidrólise, boa estabilidade dimensional e de isolamento elétrico.