Após receber mais de 200 ideias inovadoras de startups da área química, cientistas, grupos de pesquisa e estudantes, além de contribuições enriquecedoras de 22 países de todos os continentes, a AkzoNobel anuncia os finalistas da iniciativa Imagine Chemistry – AkzoNobel Chemicals Startup Challenge. A multinacional holandesa dos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas lançou o desafio no início do ano, para resolver dilemas químicos para situações do mundo contemporâneo.

“Foi desafiador fazer essa seleção, mas acreditamos que todos os 20 finalistas têm grande potencial para atender às necessidades dos possíveis clientes e contribuir para um mundo mais seguro e sustentável. Isso mostra que há um tremendo potencial de inovação, mesmo em química aparentemente madura. Estamos ansiosos para trabalhar com os eventuais vencedores para transformar suas ideias em uma realidade comercial com real impacto global”, afirma Peter Nieuwenhuizen, diretor global de Pesquisa & Desenvolvimento para Especialidades Químicas da AkzoNobel.

Os finalistas para as cinco categorias, além dos dois desafios abertos, são:

Revolucionando a reciclagem de plásticos
Adriana Pineda, Cadel DeinkingEspanha
Emile Clement, FiliGrade B.VHolanda
Jack Buffington, University of DenverEUA
Sites químicos livres de águas residuais
Steve Furlong, DrystillCanadá
Steven De Laet, InOpSysBélgica
Guido Mul, University of Twente – EnschedeHolanda
Alternativas à base de celulose para substituir produtos sintéticos
Lindy Hensen, PeelPioneersHolanda
Gertjan de Jong, MISCQHolanda
Andrew Mwangi , Aquabax EnterprisesQuênia
Charles Sanderson, RenmatixEUA
Surfactantes e espessantes biológicos e biodegradáveis
Dan Derr , Logos TechnologiesEUA
Jeremy Minty, Ecovia Renewables Inc.EUA
Ben Dolman, The University of ManchesterReino Unido
Fontes de etileno com base biológica
Derek Greenfield, Industrial MicrobesEUA
William Mackintosh, RISESuécia
Tecnologia e química altamente reativa
Mark Mascal, University of California DavisEUA
Alternativas sustentáveis para tecnologias atuais
Sasa Marinic, ANTECYHolanda
Brian Miller, uFraction8Reino Unido
Mark Randall, T2 EnergyEUA
Christoph Winkle, University of GrazÁustria

 

Os finalistas participarão de um evento de três dias, com início no dia 1º de junho, no Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da AkzoNobel, em Deventer, na Holanda. Na ocasião, as startups e profissionais selecionados trabalharão ao lado de especialistas da AkzoNobel e parceiros em áreas como pesquisa e desenvolvimento (P&D), finanças, startups, inovação aberta e marketing, além da alta direção da empresa e potenciais investidores, para promover o desenvolvimento das ideias e abordagem de vendas. No final, ao menos uma equipe vencedora será escolhida para colocar em prática sua proposta. Isso porque a companhia acredita que a inovação aberta é vital, por isso busca ideias interna e externamente para avançar sua tecnologia e ganhar com o pensamento criativo de forma mútua.

O desafio – Trata-se de uma iniciativa de inovação aberta para aproximar a companhia de startups, estudantes, professores, grupos de pesquisa e cientistas ao redor do mundo para, juntos, explorarem os conhecimentos de química e solucionar questões urgentes nesta área. A primeira edição do “Imagine Chemistry” é realizada em parceria com a KPMG e tem como objetivo abordar uma série de desafios específicos da sociedade, bem como expandir ainda mais a capacidade de inovação e encontrar novas oportunidades sustentáveis para os negócios de Especialidades Químicas da AkzoNobel.

A AkzoNobel anunciou recentemente a cooperação, focada no desenvolvimento de novas oportunidades de negócios decorrentes do desafio, com as startups Lux Research e Delta.

Para mais informações, visite https://imaginechemistry.akzonobel.com.