Resfriamento de concreto com Nitrogênio é destaque na FEICON 2017

0
1416

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, marca sua primeira participação na FEICON BATIMAT – 23o Salão Internacional da Construção e Arquitetura – apresentando uma solução exclusiva para o resfriamento de concreto: a tecnologia Cryocrete, uma aplicação feita com Nitrogênio, que acelera o processo de redução da temperatura do concreto até o nível considerado adequado para evitar futuras rachaduras e outros tipos de fissura em obras, além de ser mais eficiente e sustentável do que o uso da água. A FEICON acontece de 4 a 8 de abril, no São Paulo Expo (antigo Expo Imigrantes), em São Paulo (SP).

Os visitantes da Feira poderão conhecer a aplicação Cryocrete no Stand G224 da Air Liquide, além do equipamento físico dentro do Canteiro de Obras do Futuro, espaço da FEICON que reunirá soluções desenvolvidas para a área da construção com foco sustentável. O Cryocrete foi desenvolvido para proporcionar ganhos em eficiência operacional no processo de resfriamento do concreto, como redução no consumo de água e energia.

Por que é preciso resfriar o concreto?

Fatores como a temperatura dos componentes utilizados no preparo do concreto fazem com que a temperatura final da mistura seja maior em relação à do ambiente. Essa diferença pode comprometer o resultado da aplicação e fazer com que surjam rachaduras na construção, já que o cimento não foi “curado”, ou seja, hidratado e resfriado de forma adequada.

A aplicação do Cryocrete acelera esse processo porque o nitrogênio é um gás que, naturalmente, já se encontra sob baixíssimas temperaturas, de até -196ºC. O resultado é o resfriamento mais rápido da mistura de concreto, que leva em média de 6 a 7 minutos para atingir a temperatura ambiente com o uso da solução da Air Liquide. Já o resfriamento com gelo, alternativa normalmente utilizada nesse processo, leva cerca de 15 a 20 minutos.

O uso do nitrogênio para resfriar concreto também se apresenta mais eficaz sob o ponto de vista operacional. O gás é aplicado diretamente nas betoneiras, por meio de equipamento próprio para essa finalidade. Já o gelo, na maioria das vezes, demanda que a aplicação seja feita de forma manual, além de não atingir as mesmas temperaturas quando comparado ao uso do Nitrogênio.

Serviço:

Air Liquide na FEICON/ BATIMAT 2017
Quando:
4 a 8 de abril
Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo (SP)
Horário: das 11h às 20h e, no sábado, das 9h às 17h
Stand: G224
Mais informações: https://www.airliquide.com/pt-br/brasil/feicon-2017