Últimas Notícias - Poliuretano
Evonik impulsiona a sustentabilidade
• Gases específicos do efeito estufa foram ligeiramente reduzidos
• Diretor de Recursos Humanos, Thomas Wessel, diz: “Obter sucesso econômico de longa duração e assumir responsabilidades empresariais são dois lados da mesma moeda”.
• Gestão da sustentabilidade fortalecida pela criação de uma divisão corporativa especial
A empresa alemã com sede em Essen, Evonik Industries, avançou sistematicamente em seu compromisso por mais sustentabilidade, no ano passado. Em seu Relatório de Sustentabilidade 2014, a empresa relata os avanços obtidos. Nesse contexto, o Diretor de Recursos Humanos da Evonik, Thomas Wessel, explicou: “Obter sucesso econômico de longa duração e assumir responsabilidades empresariais são dois lados da mesma moeda”.
A empresa de especialidades químicas assume responsabilidade global por seus negócios, seus colaboradores, o meio ambiente e a sociedade. Ao fazer isso, a Evonik adota uma abordagem direcionada a fim de aumentar a sua contribuição para um desenvolvimento sustentável por meio de seus produtos e soluções que economizam recursos e do melhoramento contínuo de seus processos. Wessel destacou: “Estamos respondendo à crescente demanda dos nossos clientes por produtos que estabeleçam um equilíbrio entre fatores econômicos, ecológicos e sociais. Quando a questão é sustentabilidade, a Evonik considera toda a cadeia de valor – do fornecimento da matéria-prima à aplicação do produto”.
Foco em metas ambientais
O objetivo da Evonik é melhorar a sua pegada ecológica. Ao trabalhar consistentemente na redução de suas emissões específicas de gases do efeito estufa, dentre outras providências, a empresa faz uma contribuição para a proteção climática. Em comparação com o ano anterior, esses gases puderam ser reduzidos em um ponto percentual em 2014. Na comparação com o ano de referência, 2012, eles agora estão em 93%.
Até 2020, a Evonik pretende cortar as suas emissões específicas de gases do efeito estufa em 12% em comparação com a produção de 2012. O indicador de desempenho inclui as emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa. No mesmo período, o consumo específico de água durante a produção deverá ser reduzido em 10%. Em 2014, o consumo aumentou oito pontos percentuais e está, assim, três pontos percentuais acima do índice de 2012. Independentemente disso, a Evonik se atém às suas metas.
Pronunciada cultura de segurança
Para a proteção de seus colaboradores e vizinhos, a empresa fixou altos padrões, válidos globalmente, em uma cultura de segurança uniforme no Grupo todo por meio de uma nova declaração de missão de segurança, implantada em 2014. Wessel declarou: “Nosso lema é: ‘Cada acidente é um acidente demais’”. Em 2014, a Evonik conseguiu novamente manter o número de acidentes com afastamento em um nível baixo. A frequência de acidentes com funcionários da Evonik ficou em 1.2 nas operações contínuas – como nos anos anteriores –, mantendo-se abaixo da meta autoimposta de 1.3.
Como parte do desenvolvimento estratégico da Evonik, no verão de 2014 a Diretoria Executiva decidiu administrar o tópico da sustentabilidade em uma divisão corporativa independente dentro da área de responsabilidade do Diretor de Recursos Humanos. Os tópicos derivados da estratégia de sustentabilidade são implementados por meio de objetivos vinculativos nas unidades corporativas e de negócios.
A Evonik está muito bem posicionada nos índices e ratings de sustentabilidade
Em 2014, a empresa foi incluída nos índices do mercado de ações por investimentos responsáveis, FTSE4Good Global e STOXX® Global ESG. O STOXX Limited lista a empresa no índice Global ESG Leaders. As agências de rating Sustainalytics e Oekom Research incluem a Evonik dentre as principais empresas ao avaliar desempenhos sustentáveis. O Carbon Disclosure Project (CDP) situou o Grupo em um patamar bastante alto, 91B, em sua primeira participação no Investor CDP 2014.
O Relatório de Sustentabilidade cumpre o requisito A+ da Global Reporting Initiative (GRI).
Como nos anos anteriores, o ultimo Relatório de Sustentabilidade também preenche os requisitos do alto nível A+ da GRI. Nesse quesito, o Grupo se orienta pela Sustainability Reporting Guideline G3.1. A GRI estabelece um padrão de reconhecimento internacional em termos de relatórios de sustentabilidade. Grande parte do relatório foi submetida a uma análise de garantia por uma empresa de auditoria.
O Relatório de Sustentabilidade 2014 pode ser baixado da Internet no seguinte endereço: www.evonik.com/responsibility.
topo