Últimas Notícias - Poliuretano

Aos 51 anos de história, Cipatex busca expandir negócios no exterior


A Cipatex, importante fabricante de revestimentos sintéticos, completa 51 anos de história e busca avançar fora do Brasil. Fundada em 1964, em Cerquilho/SP, a empresa iniciou as atividades com a produção de carneira de chapéu. Hoje, conta com cinco plantas industriais e atua em diversos segmentos como mineração, agronegócio, calçadista, moveleiro e automotivo. 

Presente em cerca de 20 países, a empresa tem 20% do faturamento de aproximadamente R$ 500 milhões em 2014 decorrente das exportações. De acordo com o diretor comercial da Cipatex, Fabiano Bianchi, a companhia tem no mercado nacional uma posição consolidada e uma de suas principais metas é se tornar cada vez mais global.  “A expectativa nos próximos anos é aumentar a presença no mercado externo e atingir 25% da receita com as exportações”, reforça.   

Este ano, o processo de internacionalização da empresa ganhou força com a abertura de uma unidade operacional na Espanha, na cidade de Valência. A Cipatex Europa tem como foco os mercados moveleiro e calçadista, além de oferecer materiais técnicos para embarcações. Para atender o mercado europeu, a empresa segue uma série de exigências, determinadas pelas diretrizes do regulamento europeu Reach (sigla em inglês para Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals). Em 2012, a companhia também inaugurou sua sede americana, em Miami (Flórida). Nos EUA, o principal segmento atendido é o de revestimento de estofados em hotéis, restaurantes, cinemas e cassinos. A empresa também está presente na Argentina, em Buenos Aires, com a distribuidora Dinaplast, comercializando para diversos setores. 

A diversificação de negócios também é uma das estratégias da empresa. Nos últimos meses, a Cipatex entrou em três novos mercados. Passou a produzir lonas para cobertura de cargas de caminhão, o que representou o avanço da companhia na cadeia produtiva, já que começou a ter uma operação B2C com entrega do produto acabado. A empresa entrou no setor de equipamentos de proteção individual (EPIs), com o desenvolvimento de um laminado especial para calçados de segurança, além do mercado gráfico, onde investiu na produção de hotmelt e PUR (Poliuretano Reativo) para colagem de lombadas e laterais de livros, cadernos, revistas e listas telefônicas. 

“O fato de um segmento ir bem quando outro vai mal faz com que a empresa tenha fôlego para superar os desafios, manter a estabilidade e até crescer aproveitando as oportunidades”, comenta William Marcelo Nicolau, diretor-presidente da Cipatex. 

Apesar da expectativa positiva com a expansão dos negócios no exterior, o diretor-presidente aponta o acréscimo da tarifa de energia elétrica, o aumento da inflação e tributos e a concorrência asiática com laminados sintéticos entre os principais desafios este ano. 


Histórico
Em 1964, na cidade de Cerquilho, interior de São Paulo, a empresa iniciou as atividades com a produção de carneira de chapéu. Fundador e hoje no conselho do grupo, William Nicolau, pai de Marcelo, administrava o empório da família em Paraguaçu Paulista, no centro-oeste. A perda do pai dificultou a continuidade dos negócios e Nicolau, na década de 1960, resolveu se mudar para Cerquilho, praça para a qual seu bazar vendia chapéus de palha então usados por lavradores.  Ele começou a perceber as dificuldades em torno da logística de suprimento das carneiras, fitas colocadas no interior dos chapéus, e teve a ideia de produzir em uma pequena garagem essas tiras à base de tecido impregnado com resina de nitrocelulose. Nascia a Cipatex, que anos depois foi instalada em uma nova área, onde hoje abriga a matriz do grupo. Em 1976 passou a produzir produtos à base de resina termo-plástica, o PVC. Em 1987, começou a fabricar laminados sintéticos em processos de calandragem e extrusão também com resina de PVC. A empresa foi se diversificando e tornou-se um grupo com mais de 100 mil metros quadrados de área produtiva, atuando nos setores plástico, químico e não-tecidos.
A Cipatex conta hoje com aproximadamente 1.400 funcionários e atende o mercado nacional e internacional em diversos segmentos como móveis, calçados, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, impermeabilização, vestuários, automotivo, puericultura, adesivos, esporte e lazer, brindes, escolar e comunicação visual.

 

voltar



  topo