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Setor de componentes aposta no caminho da exportação e da internacionalização para o crescimento
Para o setor de componentes para couros, calçados e artefatos, a recuperação da economia norte americana, a valorização do dólar e também as medidas governamentais, que incluem o PNE –Plano Nacional de Exportações – são alguns dos principais fatores para uma retomada dos valores exportado a partir desse segundo semestre. Esta declaração foi dada ontem, 08/07, por Ilse Biason - superintendente da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), durante abertura do 12º Inspiramais - Salão de Design e Inovação. “Diante de um mercado interno cheio de oscilações, devemos aproveitar nossos melhores adjetivos para exportar mais. Somos um povo criativo, que produz moda com design e competência e que pode ser exportada muito mais mundo afora”, declara Ilse.
“Até o mês de maio a indústria de materiais para o setor coureiro calçadista exportou para mais de 138 países, sendo os principais destinos Argentina – que sozinha importou US$ 7,1 milhões a mais em relação ao acumulado do ano passado, colocando o país como principal comprador de materiais brasileiros - Alemanha, EUA, Paraguai e México. Além da Argentina, mais dois países apresentaram maior crescimento no mês de maio: Índia (+US$ 6,2 milhões) e Turquia (+US$ 5,1 milhões)”, revelou Ilse que aponta também três caminhos responsáveis pelo sucesso destas empresas exportadoras: os diferenciais de design, sustentabilidade e inovação. “Para a evolução destas empresas, contamos com a parceria essencial com o SEBRAE Nacional, que trabalha diferentes vertentes destas industrias para torná-las ainda mais competitivas”, conta.
Juliana Borges, do SEBRAE Nacional, divulgou também durante a coletiva de imprensa que 80% das empresas do setor de componentes para couros, calçados e artefatos são micro e pequenas e o convenio do SEBRAE já atendeu quase 3 mil empresas. “Temos a missão de preparar estas empresas para o mercado interno e externo, para exportação. Até agora já geramos mais de R$ 93 milhões reais em negócios”.
Outro parceiro importante da Assintecal é a Apex-Brasil, por meio de seu Projeto Footwear Components By Brasil, que realiza ações que incentivam as empresas a exportarem e a buscarem novos mercados internacionais. Desde o início do ano, as 170 empresas participantes do projeto já exportaram US$ 43 milhões exportados, o que representa um crescimento de 12,6% em relação ao ano passado, superando a marca de 9,6%. Ao todo foram 63 diferentes produtos exportados para 55 destinos somente neste primeiro trimestre de 2015.
“Cases de sucesso como a participação em feiras internacionais, como EICI na Colômbia e FICCE no Equador, Projetos Comprador, Simpósios Técnicos , como os que fizemos no Peru e no Equador – certamente tem efeitos positivos nas exportações. No projeto Comprador regional realizado com compradores do Equador e Colômbia, comercializamos U$ 300 mil com fabricantes de componentes brasileiros, com expectativa de U$ 700 mil para os próximos 12 meses”, revela Ilse.
Estiveram também presentes o presidente do IBB – Instituto By Brasil, Milton Killing; o responsável pela inteligência comercial do CICB – Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Rogério de Souza Cunha; o estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, e os estilistas e consultores do Núcleo de Design da Assintecal, Isabela Capeto e Jeferson Assis, que falaram sobre moda e os projetos de inovação e sustentabilidade apresentados nos Inspiramais.
Sobre o Inspiramais – O 12º Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – Inverno 2016 reúne uma série de projetos que auxiliam diretamente na consolidação de um design originalmente brasileiro. Nesta edição espera receber mais de 5 mil pessoas. Tem a realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal); Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB); parceria com a Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e Instituto by Brasil (IBB).
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