Últimas Notícias - Poliuretano
Ponte Bayer é premiada por críticos de arte
Projeto beneficia mais de 15 mil pessoas e ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano
Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte móvel Friedrich Bayer, projetada pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, foi premiada no 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria “Projeto Urbano”. A premiação aconteceu na segunda semana no mês de março no Teatro Paulo Autran, em São Paulo. A categoria destinada aos trabalhos arquitetônicos ou obras relacionadas ao universo da arquitetura e urbanismo foi subdividida em seis temas: Fronteiras da Arquitetura, Projeto Urbano, Urbanidade, Narrativas Urbanas, Difusão e Revelação.
Inaugurado em 2013, a ponte liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô e está localizada na confluência do rio Pinheiros com o canal Guarapiranga. O Grupo Bayer é comprometido com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável. E esse projeto alia exatamente esses dois valores. A ponte ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano.
A Ponte Bayer é exclusiva para pedestres e ciclistas e foi construída com recursos da Bayer, beneficiando 15 mil moradores da região, além de colaboradores da empresa. “Era um desejo do nosso público interno e uma necessidade para o bairro. A ponte é bonita e ainda causa um positivo impacto ambiental ao criar meios para que as pessoas deixem seus carros em casa, contribuindo para a mobilidade urbana”, afirma o presidente do Grupo Bayer no Brasil, Theo van der Loo. A empresa investiu R$ 5 milhões no projeto.
Coberta com vegetação, elas apoiam-se sobre tubulões de concreto. Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades dessa estrutura linear central por meio de motores elétricos.
topo