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Avião solar que dará volta ao mundo faz voo inaugural



O Solar Impulse 2 é feito de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. [Imagem: SolarImpulse/Divulgação]

Grande e leve
Um avião movido a energia solar, projetado para dar uma volta ao mundo em 2015, fez seu primeiro voo de teste no dia 2 de junho, na Suíça. O Solar Impulse 2 decolou de madrugada de uma pista em Payerne e retornou duas horas mais tarde. A aeronave é uma versão maior e melhorada de um outro avião solar que cruzou os Estados Unidos no ano passado levando os aventureiros Bertrand Piccard e Andre Borschberg na cabine de comando.

O avião solar-elétrico é feito de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. No entanto, o Solar Impulse 2 pesa apenas 2,3 toneladas. A superfície das asas é coberta por 17 mil células solares, que alimentam quatro motores elétricos capazes de levar o avião a uma velocidade de 140 km por hora. Durante o dia, as células solares recarregam baterias de lítio, usadas para manter os motores funcionando à noite.
Avião sem combustível
O voo alcançou uma altitude de 1,8 mil metros, com uma série de manobras para testar a aeronave. O piloto Markus Scherdel relatou vibrações durante a fase inicial do voo mas, de maneira geral, a missão parece ter tido resultados positivos. "Os resultados iniciais parecem estar de acordo com os cálculos e simulações," informou um comunicado divulgado posteriormente pela equipe. Nos próximos meses, a aeronave será submetida a mais voos para que receba as certificações necessárias.

"Um avião como esse é absolutamente único. E, pela primeira vez na história, temos um avião que voa sem combustível, dia e noite, mostrando o incrível potencial de tecnologias limpas, todas essas tecnologias que o mundo também pode usar de forma a reduzir a dependência em combustíveis fósseis (...) e resolver o problema da poluição," disse Picard.

A cabine tem lugar apenas para o piloto. [Imagem: SolarImpulse/Divulgação]

Recordes solares
O primeiro avião Solar Impulse estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo o de voo mais longo de avião tripulado movido a energia solar - 26 horas. Outros recordes foram o de primeiro voo intercontinental de avião movido a energia solar e maior distância coberta por voo pilotado de aeronave movida a energia solar - drones movidos a energia solar, muito mais leves, são capazes de ficar no ar durante semanas.

Este último recorde foi estabelecido durante a épica jornada de Piccard e Borschberg cruzando os Estados Unidos em maio, junho e julho do ano passado.

Mas o grande feito da dupla torna-se minúsculo quando comparado à complexidade e dificuldade da volta ao mundo que a equipe do Solar Impulse 2 planeja fazer.

Isso porque a jornada terá de incluir a passagem sobre os oceanos Atlântico e Pacífico. Para cruzar o Pacífico, por exemplo, o avião terá de voar durante cinco dias e cinco noites.

A cabine comporta apenas uma pessoa. Ela contém um assento reclinável para permitir que o piloto se exercite e tire sonecas curtas.

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