Últimas Notícias - Poliuretano
Demanda por segurança e construções mais sustentáveis exige alta tecnologia para redução do consumo de energia
Dow oferece ao mercado solução para painéis de isolamento térmico mais seguros e com alto desempenho
A melhor conservação da temperatura (quente ou frio) por meio de um bom isolamento térmico é um item importante em diversas situações e setores. Na construção civil, o isolamento adequado contribui para garantir a maior economia de energia para climatização de ambientes. Entre as tecnologias para o isolamento térmico, a espuma rígida de poliisocianurato (PIR) para painéis-sanduíche da Dow oferece o que há de melhor em desempenho, incluindo propriedades aprimoradas de resistência ao fogo.
A crescente demanda por iniciativas de construção sustentável e regulamentações nacionais rígidas, além de empresas de seguro mais rigorosas em relação a materiais de isolamento que resistam ao fogo, impulsiona esse aprimoramento dos materiais. O poliisocianurato VORATHERM™ da Dow oferece os benefícios do poliuretano convencional como leveza, força estrutural, adesão inerente a superfícies de metal e excelentes propriedades de isolamento térmico e, além disso, a estrutura PIR apresenta grande estabilidade térmica, o que resulta em melhor desempenho em termos de reação e resistência ao fogo.
Prova disso foi a recente instalação dos painéis com tecnologia VORATHERM nos camarotes, áreas VIP e cabines de transmissão do estádio Governador Plácido Castelo, a Arena Castelão, em Fortaleza. “Com um bom isolamento térmico é possível promover o uso eficiente de energia e, consequentemente, preservar recursos naturais, reduzir as emissões de CO2 e os gastos financeiros propriamente ditos. Afinal, quanto maior é a eficiência, menor é o consumo energético”, resume Marcelo Fiszner, Diretor de Marketing de Poliuretanos da Dow para a América Latina.
O poliisocianurato VORATHERM é projetado para aplicações como construções comerciais, construções industriais, construções residenciais, câmaras frigoríficas, salas limpas, depósitos, escritórios, entre outros. A solução está disponível em diversos níveis de desempenho contra fogo, adequados às necessidades específicas de cada produto, incluindo as condições de processabilidade da linha e tecnologia de fabricação. O objetivo é oferecer controle adicional e redução do descarte durante o processo de fabricação, o que resulta em painéis de isolamento duráveis, com alta qualidade de acabamento, boa aparência e com valor agregado.
Na mesma linha, estima-se que os poliuretanos da Dow, os únicos produzidos no Brasil, reduzem em cerca de 20% a emissão de CO2 no meio ambiente. Isso porque desde o início de 2014 seus polióis estão sendo fabricados com óxido de propileno (principal matéria-prima para fabricação de poliol) produzidos na fábrica da Dow na Bahia que utiliza energia limpa de biomassa em seu processo produtivo.
Sempre comprometida em oferecer novidades ao mercado, a Dow também já está trabalhando em uma nova geração de tecnologia para painéis multifuncionais que prometem oferecer resistências simultâneas à temperatura, ruído e fogo. A novidade deve ser lançada nos próximos meses.
topo