Últimas Notícias - Poliuretano
Cipatex completa 50 anos com aumento nas exportações
Fundada em 1964 na cidade de Cerquilho, empresa conta hoje com cinco plantas industriais e atua em diversos segmentos. O setor calçadista representa cerca de 40% dos negócios.
A Cipatex, uma das empresas líderes na fabricação de revestimentos sintéticos, comemora 50 anos de história com aumento de aproximadamente 30% nas exportações. Para alcançar este índice, a empresa ampliou a participação em países como o Chile, Peru e Argentina.
Com receita de R$ 520 milhões no ano passado, a empresa tem 20% desse resultado decorrente das exportações para cerca de 20 países. “O movimento de internacionalização influenciou positivamente a performance dos negócios do grupo, permitindo a exploração de novos produtos e mercados”, comenta Fabiano Bianchi, diretor comercial da Cipatex®.
O setor calçadista representa cerca de 40% dos negócios da Cipatex®. De acordo com William Marcelo Nicolau, diretor-presidente do grupo, a empresa investe em tecnologia e pesquisa para fornecer aos fabricantes de calçados qualidade e segurança para utilizarem laminados que agreguem valor as suas marcas. “Todos os nossos lançamentos são realizados com base em um amplo trabalho de pesquisa, que leva em conta tendências mundiais e perfil dos consumidores. Os materiais são produzidos com texturas e tecnologia que proporcionam conforto e permitem criações versáteis”, comenta.
A Cipatex oferece ao mercado laminados sintéticos em PVC e PU para aplicação em forros e cabedais, para calçados femininos, masculinos, esportivos e infantis, além dos revestimentos para a confecção de bolas esportivas.
Laminados da Cipatex em PU permitem criações versáteis
A empresa é pioneira no Brasil na produção de revestimentos em TPU (Poliuretano Termoplástico), que conferem leveza ao calçado e excelente acabamento. Com funcionalidade Hot Melt, em um mesmo produto, dispensa o uso de costura, otimiza o processo fabril e diminui o peso do calçado final. Leonardo Vieira, gerente de produtos da Cipatex®, também destaca o laminado refletivo, ideal para ser aplicado em modelos running e destinados às praticas esportivas noturnas.
Na linha de adesivos, a Cipatex também oferece produtos para o segmento calçadista. O Cipatack, adesivo termoplástico de Tack permanente (PSA), é fabricado com a tecnologia Hot Melt com base borracha, EVA e resinas sintéticas. O material é indicado para a montagem de cabedais de calçados. O adesivo trabalha com uma temperatura mais baixa, resultando em economia de energia. Também reduz o problema de migração, eliminando manchas no produto acabado.
Investimentos
Para atender um mercado tão diverso e exigente em termos de moda e design, o grupo concluiu no final de 2013 a primeira etapa de investimentos em sua unidade Sul, no município de Nova Hartz-RS. A empresa investiu R$ 10 milhões em obras de ampliação, novos equipamentos e laboratório de desenvolvimento de produtos para calçados femininos e esportivos.
A planta da fábrica foi ampliada em 1.375,39 m², totalizando 6.303,10 m² de área construída. O quadro de funcionários aumentou cerca de 80% e a unidade recebeu uma estrutura fabril completa, de alta tecnologia, com o objetivo de otimizar a distribuição de produtos, dando possibilidade aos clientes de criar calçados a preços competitivos, diferenciados e atendendo o conceito fast fashion (moda rápida). “O mercado calçadista é versátil, dinâmico e exige materiais que proporcionem conforto e durabilidade”, acrescenta Vieira.
Em 2013, também entrou em operação o novo Centro de Distribuição da Cipatex® em Cerquilho, interior de São Paulo, onde fica a matriz do grupo. O CD conta hoje com cerca de quatro milhões de metros lineares e deve passar a seis milhões este ano.
Matriz da Cipatex em Cerquilho, interior de São Paulo
A empresa conta com quatro laboratórios dedicados à inovação de produtos e busca de novos mercados. Para garantir produtos inovadores e de acordo com as tendências mundiais, os laboratórios possuem equipamentos de alta tecnologia para desenvolvimento e testes de novos produtos, conforme as necessidades do cliente.
Centro de Distribuição da Cipatex em Cerquilho
Histórico
Em 1964, na cidade de Cerquilho, interior de São Paulo, a empresa iniciou as atividades com a produção de carneira de chapéu. Em uma nova instalação, três anos depois, ampliou sua linha de produtos e começou a fabricar sua própria matéria-prima para a produção de carneira e, ao mesmo tempo, deu início à fabricação do percaline, utilizado para encadernação de livros, assim como fios de resina de polietileno, usados para fabricar cordas e telas. Em 1970 a empresa foi instalada em uma nova área, onde hoje abriga a matriz do grupo. Em 1976 passou a produzir produtos à base de resina termo-plástica, o PVC. Em 1987, começou a fabricar laminados sintéticos em processos de calandragem e extrusão também com resina de PVC.
A empresa foi se diversificando e em 1987 tornou-se um grupo com mais de 100 mil metros quadrados de área produtiva, atuando nos setores plástico, químico e não-tecidos. A Cipatex® conta hoje com cerca de 1400 funcionários e atende o mercado nacional e internacional em diversos segmentos como móveis, calçados, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, impermeabilização, vestuários, automotivo, puericultura, adesivos, esporte e lazer, brindes, escolar e comunicação visual.
topo