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Henkel anuncia forte desempenho em 2013 em ambiente desafiador

No período, a empresa obteve um faturamento de 16,355 bilhões de euros, com lucro operacional ajustado de 7,8%. A margem EBIT ajustada teve um aumento de 1,3%. O crescimento orgânico das vendas aumentou 8,7% com uma contribuição particular nos negócios do Brasil e México.

Düsseldorf, 24 de fevereiro de 2014 – As vendas da Henkel no ano fiscal de 2013 mantiveram-se ligeiramente abaixo do nível do ano anterior, atingindo 16,355 bilhões de euros, principalmente em função do impacto cambial. O crescimento orgânico de vendas, excluindo o impacto do câmbio e aquisições/desinvestimentos apresentou um sólido aumento de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2012. Todos os três setores de negócios contribuíram para este resultado.

Desconsiderando “one-time” ganhos/perdas e custos de reestruturação do período, o lucro operacional ajustado aumentou em 7,8% de 2,335 bilhões de euros para 2,516 bilhões de euros. O lucro operacional (EBIT) atingiu 2.285 bilhões de euros comparados com 2,199 bilhões de euros no ano anterior.

O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustado) cresceu 1,3 ponto percentual, de 14,1% para 15,4%. O retorno sobre as vendas foi de 14% após registrar 13,3% no mesmo período do ano passado.

O lucro por ação preferencial (EPS) aumentou de 3,42 euros para 3,67 euros. O valor ajustado foi de 4,07 euros, comparado a 3,63 euros no ano anterior.

Na região da América Latina as vendas mantiveram-se constantes em 1,061 bilhão de euros. O crescimento orgânico das vendas aumentou 8,7% com uma contribuição particular nos negócios do Brasil e México. 

“O ano de 2013 foi de muito sucesso para a Henkel. Apesar de um ambiente de mercado desafiador e altamente competitivo, atingimos nossas metas financeiras e fizemos progressos significativos na implementação de nossa estratégia para 2016", diz Kasper Rorsted, CEO global da Henkel.

Com relação ao ano fiscal de 2014, Rorsted comenta que: "O ambiente econômico continua sendo um desafio e esperamos efeitos cambiais persistentes, principalmente no primeiro semestre do ano. Assim, vamos continuar a simplificar ainda mais e melhorar nossos processos e estruturas para nos tornar mais flexíveis e eficientes. Estamos focados na implementação de nossa estratégia, a fim de cumprir as nossas ambiciosas metas financeiras para 2016”.

"Para o ano fiscal de 2014, esperamos um crescimento orgânico das vendas entre 3% e 5%. Esperamos ainda que a nossa margem EBIT ajustada aumente para 15,5% e o lucro ajustado por ação preferencial aumente em um dígito", conclui Rorsted. 

Ao comentar sobre o aumento proposto para a distribuição de dividendos da Henkel, Rorsted disse o seguinte: “Queremos que nossos acionistas se beneficiem dos aprimoramentos em nosso desempenho. Nosso lucro e poder financeiro, que estão cada vez maiores, permitem o aumento da distribuição de dividendos de cerca de 25% para 30% em 2013. No futuro, a proporção deverá ser entre 25 e 35% da renda líquida após juros minoritários, com ajuste para itens excepcionais. O aumento de dividendos não terá impacto em nossa flexibilidade estratégica ou em nossa estratégia financeira conservadora.”



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