Últimas Notícias - Poliuretano

Fórum de Inspirações



Belo Horizonte receberá o Fórum de Inspirações em 9 de abril no Minas Trend

 

As informações de moda do Inverno 2015 logo serão disseminadas Brasil afora, com as palestras do Fórum de Inspirações, que percorrerão 28 polos produtivos de moda espalhados em 15 estados do País. O primeiro evento ocorrerá em 9 de abril, na cidade de Belo Horizonte (MG), durante o Minas Trend Preview. Na ocasião, o palestrante Marnei Carminatti abordará as principais inspirações para a estação fria."Diante de um cenário extremamente competitivo, o Preview do Fórum de Inspirações oferece uma investigação com um olhar global”, defende o palestrante. “São observados os movimentos de consumo, design, moda e varejo, com o objetivo de entender as vontades e expectativas dos consumidores para o desenvolvimento de novos produtos", avalia.

Ao final da palestra, os participantes receberão um kit que contempla um pôster impresso de cada conceito do inverno 2015 + CD contendo dois arquivos, a publicação Inverno 2015 e o Catálogo de Produtos Verão 2015. Estudantes ou profissionais que não possuem CNPJ deverão efetuar sua inscrição no local do evento ou através do e-mail design@assintecal.org.br. Já os profissionais com CNPJ podem efetuar através do site do Inspiramais (www.inspiramais.com.br).

Chuva de inspirações
As inspirações para o Inverno 2015 estão divididas em três conceitos – Suavidade, Metrópole e Solar – tendo a chuva como ponto de partida. Em um país continental como o Brasil, em cada região ela é anunciada de formas diferentes, muitas vezes pelo instinto de aves como o acauã e o íbis-Escarlate (Guará).  Em alguns lugares ela é garantia de alimento e de alegria, como no sertão nordestino. Lá, seus habitantes contemplam sua beleza e rezam agradecendo a sua chegada. Por outro lado, nas grandes cidades, que nunca estão preparadas para recebê-la, é quase sempre vista como sinônimo de castigo. A chuva, que lava e renova, é o elemento que traz as inspirações para a estação.

CONCEITO 3 – Suavidade
A chuva, símbolo de limpeza e transformação, surge como uma metáfora perfeita do momento atual, pois, cansados de tanto apelo visual, de tantas cores e imagens, estamos buscando tranquilidade, calmaria e um suave recomeço.

As não-cores presentes na natureza, esmaecidas, desbotadas, despigmentadas e lavadas, nos instigam a preencher a página em branco da estação, iniciando um novo e sutil colorido.

O instinto animal que preconiza a chuva, criando presságios e mitos sobre quando e onde ela ocorrerá, e a fragilidade da natureza diante dessa força descomunal definem o Conceito 3.

Um elemento simbólico importante é a acauã – ave da família dos falconídeos encontrada em todo o território brasileiro – que tem sua presença relacionada à chegada da chuva em alguns estados, e à ausência dela em outros. A leveza de suas penas em contraste com as garras e o bico fortes de ave de rapina servem de analogia para a criação de materiais nos quais leveza e força são o foco principal.

A beleza da borboleta-coruja e sua fragilidade diante desse fenômeno da natureza, que caindo do céu em gotas tem a força da destruição, é outro exemplo. Suas cores, seus desenhos e sua morfologia representam a delicadeza e o efêmero e, quando juntas, aos milhares, formam o maravilhoso espetáculo da panapaná.

As penas vermelhas da íbis-escarlate (guará) invocam um romantismo preservacionista. Na metade da segunda década do século 21, sentimos a importância de preservar sua revoada, cuidando para que no futuro outros possam encantar-se com o céu tingido de vermelho antes e depois de uma tempestade.
CONCEITO 2 – Metrópole
O céu, cinza e pesado, encobre o espaço urbano formado por prédios, ruas, praças e shoppings, anunciando relâmpagos, raios e a chuva, que irá refrescar e limpar o ar poluído.
Nas grandes cidades, a chuva é sempre recebida com muito mau humor pelos adultos e, ao mesmo tempo, é celebrada como uma festa pelas as crianças. Estes estados de espírito contraditórios contrapõem o clima cinzento das áreas metropolitanas com o colorido que embeleza, que é o tema central do Conceito 2. Formas bidimensionais assumem o papel de alegrar esse cenário com uma simplicidade básica e lúdica.

Os flashes de luz advindos dos trovões, o desenho dos raios na escuridão, a ventania e as tempestades movimentam o céu. O contraste entre a maciez das nuvens e a rigidez dos arranha-céus faz surgir imagens divertidas, provocando a sensação de que elas estão mais perto de nós.

O mármore e o concreto dos pisos e fachadas simbolizam a atemporalidade da riqueza dos grandes centros onde caminham, apressados, homens e mulheres vestidos em silhuetas ajustadas, sugerindo que a ideia de gênero é moderada. A ambiguidade e a androginia predominam.

O brilho intenso, os efeitos molhados, as superfícies espelhadas, em formas orgânicas ou derretidas, amenizam as linhas duras da arquitetura.

Nas cidades sem mar, a cor está nas paredes grafitadas, expressando o desejo de mais cores no cotidiano. O traço gestual e livre respinga os muros com tons vivos. Os desenhos das crianças, descontraídos e descompromissados, exibem a alegria que celebra a chuva.
CONCEITO 1 – Solar
Solar é a vida no sertão, onde a natureza se impõe e o horizonte aberto convida à contemplação. Onde os homens, os animais e a vegetação se adaptaram, ao longo do tempo, à sobrevivência na terra seca e no clima semiárido. A arquitetura, tosca e engenhosa, nasce da escassez e do aproveitamento dos materiais disponíveis.

A água sempre falta, a chuva nunca vem. Ressecadas, com aparência hostil, as plantas revelam seu interior intricado, celular. O chão é craquelado e os troncos das árvores que resistem são ásperos e rugosos, sulcados pelo sol e pelo vento. Na paisagem, o grito do vaqueiro corta o ar. Protegido por uma armadura de couro, ele e seu cavalo conduzem as cabras e o gado.

Nas noites, o gingado do forró é praticado ao som da sanfona. Na face de seus habitantes, o sertão deixa as marcas de uma vida rústica e espartana. Nos paredões de pedra, testemunhos de um passado pré-histórico ilustram sagas. A cor da caatinga contrasta com o azul do céu. Uma vastidão de plantas secas espera a chuva para verdejar como um oásis. O sol permanece sempre no céu, vigiando. E, no fim do dia, sua luz dourada e quente dá lugar à noite, ao som dos estalidos do fogão de lenha e da cantilena das rezas.

 Sobre o evento
A realização do Fórum de Inspirações é da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio é das empresas Amplast, J. Shayeb, Bertex, BHZ Design, Cipatex, Colorgraf, CST, Magma, Sappi e Twiltex. O apoio é da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Instituto by Brasil (IBB), Sindicato das Indústrias de Bolsas de Minas Gerais (Sindibolsas), Sindicato das Indústrias de Calçados de Minas Gerais (Sindicalçados). A parceria é da Agência (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

Inspiramais Inverno 2015
A edição do Inspiramais Inverno 2015 (Salão de Design e Inovação de Materiais) ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, das 9 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo/SP). O evento reunirá todas as novidades em materiais, tecidos, sintéticos, colas, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão presentes nos calçados e bolsas do próximo inverno. Além da exposição de materiais – voltada a empresários, designers e demais profissionais da cadeia produtiva da moda – conta ainda com uma série de projetos que auxiliam diretamente na consolidação de um design com identidade brasileira. Miz by Brasil, +Estampa, Inovamais, Fórum de Inspirações, Preview do Couro, Referências Brasileiras, Projeto Comprador, Projeto Imagem, Oficina de Criação, Rodadas de Negócios e Missões Empresariais são alguns destes projetos.

Serviço:
Evento: Palestra do Fórum de Inspirações
Data: 09/04/2014
Horário: 15 horas
Palestrante: Marnei Carminatti
Local: Minas Trend (no Expominas)
Endereço: Avenida Amazonas, 6030 – bairro Gameleira, Belo Horizonte (MG)
Palestrante: Marnei Carminatti

Inscrições: devem ser realizadas no site www.inspiramais.com.br
Informações: através do e-mail design@assintecal.org.br ou pelo telefone (31) 3223-1100 (Sindicato das Indústrias de Calçados)

voltar



  topo