Últimas Notícias - Poliuretano
BASF fornece materiais plásticos para carro elétrico BMW i3
-
Nova estrutura do banco feita com Ultramid (PA)
-
Reforço multifuncional do corpo feito de Ultradur (PBT)
-
Bancos traseiros tipo concha feitos de Elastolit (PU)
-
Reforço estrutural para armação do teto feita de Elastolit D (PU).
A BASF fornece plásticos versáteis para muitos componentes inovadores do BMW i3, o carro elétrico do Grupo BMW. Com sua ampla expertise em construção, a empresa deu apoio ao desenvolvimento de várias partes do carro, como os encostos dos bancos dianteiros, partes chave de reforço no corpo de fibra de carbono, e o banco traseiro tipo concha.
“Trazendo toda nossa experiencia em plásticos do negócio de Materiais de Performance, podemos oferecer soluções customizadas para consumidores inovadores tais como o Grupo BMW e seus fornecedores mundiais bem como fornecer apoio durante a construçao de componentes, diz Raimar Jahn, responsável global de Materiais de Performance.
“Com o BMW i3, o Grupo BMW deu um passo à frente para o futuro da indústria automotiva, e as soluções inteligentes da BASF contribuem muito para isso."
Encosto de banco feito de poliamida
O encosto do banco de motorista e dos passageiros é o primeiro componente estrutural revestido e moldado por injeção feito de poliamida a ter uma superfície visível e a ser usado no interior de um veículo.
Este componente híbrido leve, pesando apenas 2 quilos, engloba todo a expertisedo time de competência global de bancos da BASF. O encosto, que integra múltiplas funções, é feito de poliamida 6 altamente estável sob UV (Ultramid B3ZG8 UV), desenvolvido pela BASF especialmente para tais aplicações . Além de fornecer rigidez suficiente, este material também garante o alongamento e tenacidade para atender os requisitos mecânicos do Grupo BMW, e isto com uma variação de temperatura de -30°C a +80°C.
Os encostos possuem esse formato final, complexo, e acima de tudo fino, graças ao uso antecipado da ferramenta de simulação universal Ultrasim. Devido à simulação numérica precisa dos materiais usados para o encosto, alavanca de liberação e guia do cinto, o comportamento calculado na simulação de colisão foi compatível aos testes subsequentes. A otimização no computador poderia acontecer em estágios antecipados evitando dessa forma modificações posteriores no componente de desenvolvimento. O método de simulação da BASF Ultrasim acompanha de maneira eficaz todos os certificados requeridos pela lei com relação a diferentes posições de assentos, temperaturas e cargas.
Além disso, a linha Ultramid possui baixa emissão, alta resistência a arranhados e notável qualidade de superfície, características que permitem um grande uso da estrutura do assento, o que o torna um elemento importante. Com relação à alavanca de liberação, seu material não pode falhar quando houver uma colisão. Dessa forma, uma grade de fibra de vidro reforçada com Ultramid é empregada nessa aplicação: Estrutura Ultramid B3WG8 LF.
Partes estruturais multifuncionais feitas de PBT
O corpo de carbono do BMW i3 contém partes estruturais de tereftalato de polibutileno – PBT entre a concha interna e externa. O maior componente e o primeiro de sua categoria é o famoso componente integral localizado na área traseira entre as conchas de fibras de carbono. Além de sua função de suportar cargas, ele também serve para manter as 2 células da concha separadas e forma a abertura traseira para a janela lateral. O PBT Ultradur B4040 G6 da BASF é ideal para isso pois é dimensionalmente estável independente das condições climáticas ao seu redor e oferece a resistência necessária ao empenamento. A simulação fornecida pelos engenheiros da BASF contribuiu muito para uma baixa produção de distorções (deformações) e a orientação da fibra de vidro adequada para possíveis cargas. O componente moldado por injeção engloba muitos componentes menores planejados no passado, reduzindo então a complexidade e custos. Mais de duas dúzias de componentes menores de Ultradur com um peso em conjunto de aproximadamente nove quilos, são integrados em outras áreas do corpo do veículo onde fornecem reforço e alcançam a acústica desejada.
Concha do banco traseiro feita de fibras de carbono e matriz PU
A concha autossustentável do banco traseiro é feita pelo sistema da BASF de poliuretano Elastolit. Pela primeira vez em um veículo de produção de série, as fibras de carbono são combinadas com a matriz de poliuretano. O componente integra uma variedade de funções tais como porta-copos e bandeja de armazenamento diminuindo o trabalho de montagem e peso. Uma característica chave do Elastolit da BASF é sua ampla janela de processo juntamente com sua alta força à fatiga e tolerância à danos. Devido às propriedades especiais do material, a parte relevante para colisões atende aos rígidos requisitos de segurança do Grupo BMW, apesar da espessura de sua parede de apenas 1.4 milímetros.
Espuma estrutural para reforçar a armação do teto
A espuma estrutural PU Elastolit D é usada como material de reforço em toda a armação do teto incluindo o pilar A. A espuma altamente resistente à pressão é fabricada para um composto sanduíche de carbono, suportando dessa forma a estrutura rígida do veículo.
Outros componentes feitos com os plásticos da BASF no interior e exterior do veículo
O BMW i3 incorpora muitas outras partes feitas com os plásticos da BASF que já foram estabelecidas em um número de veículos:
- Essas partes incluem diferentes aplicações elétricas e eletrônicas feitas de Ultramid, Ultradur ou poliuretano; por exemplo, a caixa de fusível feita de Ultramid B3ZG3, que atende as mais rígidas demandas de rigidez e resistência à tensão, bem como um conector de alta voltagem feito de Ultramid A3EG6; além disso temos revestimentos de cabos e prensa-cabos feitos de poliuretanos Elastollan e Elastoflex.
- - No interior do veículo, a espuma PU semirrígida Elastoflex E é usada para proteger o painel de instrumentos enquanto a capa do pilar C é feita de Ultramid B3ZG3.
- - Duas espumas diferentes de poliuretano Elastoflex E são usadas na construção do teto para melhorar a acústica interior: no forro do teto, formando o material principal de um composto sanduíche, possui excelente termoformabilidade e alta rigidez; uma densidade extremamente baixa; a espuma de células abertas Elastoflex E é usada como base para partes acusticamente eficazes.
- - No módulo de produção do teto retrátil opcional, é aplicado o sistema Elastolit R 8919 de encapsulamento de vidro resistente às intempéries. A armação do teto retrátil é feita de Ultradur B 4040 G6, uma mistura de PBT/PET de baixo empenamento.
- - Molas leves feitas de Cellasto, o elastômero especial micro-celular, também podem ser encontradas nas suspensões de eixo dianteiras e traseiras no BMW i3.
- - Por último, a divisão operacional de revestimento da BASF contribui para o design extraordinário do BMW i3. A divisão abastece a nova linha de produção para o BMW i3 na fábrica em Leipzig/Alemanha com camadas de base em quatro cores que atendem os requisitos de revestimento de componentes adicionais e dos processos de pinturas envolvidos.
topo