Últimas Notícias - Poliuretano
"O uso de simuladores hoje em dia é fundamental", diz Christian Fittipaldi em visita a Fenatran
O ex-piloto de Fórmula Truck, Christian Fittipaldi, atual piloto da Grand-Am, dos Estados Unidos, esteve na tarde de quinta-feira, 31, na 19ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A visita teve um destino especial: o estande do amigo e também piloto Luciano Burti, que inaugurou este mês sua empresa NAVIG, que fornece qualificação para motoristas de caminhões, ônibus e automóveis de frotas, por meio de simuladores posicionados em Unidades Móveis de Treinamento.
Depois de simular manobras, condução em uma pista a noite e com chuvas, Christian, que está acostumado ao uso de simuladores, falou da importância de motoristas realizarem um treinamento no equipamento. "Eu acho fundamental principalmente pelo fato que ele consegue analisar tudo o que foi feito depois da simulação. Você consegue ver, neste caso, erros na condução do caminhão, onde você gastou mais combustível, onde gastou menos e na vida real infelizmente não é assim", diz.
Ele relembra que há muitos anos as equipes de competição, como a Fórmula 1, utiliza o uso de simuladores, mas que o avanço da tecnologia fez com que o equipamento se tornasse fundamental, em sua opinião. " As grandes equipes de Fórmula 1 passam muito tempo nos simuladores e eles gastam muito menos dinheiro com isso, por que cada dia de teste custa muito caro. No começo, os simuladores representavam de 10 a 30% da realidade, o que não valia a pena. Hoje em dia, o realismo chega a 90%, um nível muito próximo daquilo que você está sentindo efetivamente na pista ou no transito ou na estrada, o que torna o seu uso imprescindível", conclui Fittipaldi.
topo