Últimas Notícias - Poliuretano
Bunge Brasil inaugura sede em edifício sustentável
Localizado na capital paulista, o edifício Atrium Faria Lima faz parte da restrita lista dos 79 empreendimentos do Brasil que possuem o principal selo de construção sustentável do mundo – a certificação LEED.
A Bunge Brasil está de casa nova. Situado na região de Pinheiros, em São Paulo, o novo escritório da empresa foi construído dentro de critérios que representam o que há de mais moderno em construções sustentáveis, mundialmente. Adotados já na concepção da obra, esses critérios vão desde o uso eficiente de água e energia, a otimização de materiais, a qualidade ambiental, até inovação e gestão de resíduos.
Por seguir essas diretrizes, o prédio recebeu a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), criado pela ONG internacional Green Building Council, que gera vantagens tangíveis, tais como: redução dos custos operacionais de água e energia, melhoria do ambiente de trabalho - com o aumento da luminosidade, diminuição do uso do ar condicionado - e valorização do imóvel.
Estudos apontam que o consumo de energia em construções que recebem o selo LEED é até 30% menor. Já o consumo de água pode ser até 50% menor e a geração de resíduos tem uma redução de até 80%. Além disso, a acessibilidade e o menor impacto aos recursos naturais também foram considerados para a certificação.
“Nossa mudança para um novo edifício consolida o momento de evolução e transformação que a Bunge Brasil tem vivido nos últimos três anos. Hoje, nossa sede no país reflete a busca da excelência operacional em todas as fases do negócio, desde o campo até a mesa do consumidor”, diz Martus Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Bunge Brasil.
O selo LEED foi criado nos Estados Unidos em 1999 e já é usado em 139 países. O Brasil aparece em quarto lugar no ranking de países certificados pelo LEED, atrás apenas de Estados Unidos, China e Emirados Árabes. O Atrium Faria Lima foi construído pela Libercon Engenharia, com projeto de Aflalo & Gasperini Arquitetos e incorporação da Autonomy Investimentos.
topo