Últimas Notícias - Poliuretano

BASF amplia a capacidade de produção de tintas automotivas no Brasil

 

  • Investimento tem como principal objetivo atender à demanda crescente das montadoras pela tecnologia à base de água

A BASF irá aumentar sua capacidade de produção de tintas automotivas à base de água no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo (SP).

O investimento, de 2 milhões de euros, irá aumentar a capacidade de produção de dois tipos de tintas usadas na indústria automotiva: primer e basecoat, ambas base PU. A expansão é prevista para ser concluída no início de 2014.

O primer é a camada aplicada aos veículos que suaviza irregularidades na superfície e oferece proteção contra pedras e raios ultravioletas. O basecoat é responsável pela cor e os efeitos que conferem aos veículos sua aparência estética.

“Ao aumentar a capacidade de produção de tintas automotivas à base de água, a BASF tem como objetivo atender a demanda de seus clientes, impulsionada pela instalação de novas montadoras no Brasil e também pela tendência da utilização da tecnologia à base de água ao invés da base solvente”, informa o vice-presidente sênior de Soluções Funcionais e Infraestrutura da BASF para a América do Sul, Antonio Carlos Lacerda.

A BASF é pioneira no desenvolvimento de tintas à base de água para a indústria automotiva. Esta tecnologia é ecoeficiente porque a água substitui os solventes orgânicos usados na tinta à base solvente, reduzindo assim os compostos orgânicos voláteis (VOC).

Além disso, a BASF vem apoiando seus clientes na utilização de processos integrados, nos quais uma ou duas etapas do processo de pintura podem ser reduzidas, mantendo-se os mesmos padrões de alta qualidade. Esta tecnologia contribui para otimizar o tempo e recursos de pintura e é mais ecoeficiente comparada ao processo convencional. A emissão de CO2 e o consumo de energia podem ser reduzidos em cerca de 20%, por exemplo.



  topo