Últimas Notícias - Poliuretano
Solvay lança novo plástico de engenharia com “molécula inteligente” para peças de alta exigência térmica
O Grupo Solvay, fornecedor de materiais de alto desempenho a partir de poliamida, está lançando Technyl RedX, uma nova poliamida 6.6 (PA66) para aplicações de alta exigência térmica, integrando uma tecnologia exclusiva de "molécula inteligente" de autorreforço.
Este material inovador, que se baseia no amplo conhecimento da Solvay Engineering Plastics em aplicações de alta exigência térmica, supera o desempenho dos polímeros especiais convencionais em aplicações em peças submetidas a estresse térmico constante, especialmente na indústria automobilística.
"Atualmente, mais de 12 milhões de motores utilizam as tecnologias de desempenho térmico das poliamidas Technyl. Nossos materiais permitem que os fabricantes de automóveis superem as restrições de redução do tamanho de motores, tais como temperaturas e pressões mais elevadas", diz o Dr. James Mitchell, Diretor Global de mercado automotivo da Solvay Engineering Plastics. "Mas, há uma necessidade de novas soluções de materiais que resistam ao maior estresse térmico contínuo dos motores de nova geração, sem comprometer custos e o desempenho."
Para enfrentar esse desafio, a Solvay desenvolveu a Technyl RedX, poliamida que integra “molécula inteligente” com uma tecnologia de autorreforço patenteada, presente na cadeia de polímero sem afetar sua estrutura. Esta nova tecnologia permanece inativa durante a moldagem por injeção de peças de automóveis, deixando que o material se comporte como uma poliamida 66 de alto fluxo. Durante a utilização do veículo, as temperaturas elevadas ativam a tecnologia inteligente fornecida pela poliamida, que aumenta as propriedades mecânicas da autopeça muito além dos seus valores iniciais.
A Technyl RedX pode ser processada a temperaturas de molde energeticamente econômicas abaixo de 100° C, permitindo uma fabricação simples e com eficiência de custos. Dados da empresa indicam que, uma vez ativada a tecnologia de molécula inteligente, os testes de envelhecimento de mais de 3.000 horas a 220 ° C demonstram propriedade de retenção muito alta, bem como ganho de propriedades de tração de mais de 50 por cento, sem degradação do alongamento na ruptura.
"Ao fornecer estabilidade térmica a longo prazo, capacidade de processamento superior e excelente aspecto de superfície, a Technyl RedX abre novas possibilidades para aplicações de alta exigência de calor com custos de produção e de material mais baixos”, explica Antoine Guiu, Líder do Projeto Technyl RedX. "Intrinsecamente favorável ao calor, Technyl RedX elimina a necessidade de escudos térmicos que empregados ao se utilizar materiais convencionais. "
A linha de produtos Technyl da Solvay ajuda a atender à crescente demanda por motores de tamanho reduzido que continuam a oferecer desempenho de leveza e potência. Suas capacidades de substituição do metal, oferecendo proteção térmica, química e ao fogo, ajudam a indústria automotiva a reduzir continuamente a pegada ecológica e as emissões de CO2 do veículo.
A Solvay oferece suporte aos clientes com uma gama completa de serviços técnicos destinados a acelerar o tempo de comercialização de novas aplicações, desde a caracterização de materiais avançados até a validação de aplicação. Esta oferta inclui impressão em 3D de protótipos funcionais à base de poliamida 6 em pó Sinterline, simulação preditiva com o uso do MMITechnyl Design*, bem como testes de peças em centros de validação APT Technyl totalmente equipados.
*Operado pelo software e-Xstream da Digimat, uma empresa MSC Software.
Saiba mais sobre a marca Technyl® no site www.technyl.com e siga-nos em @Technyl
Resistência à tração
Resistência à tração do Technyl® RedX à temperatura ambiente e após a exposição ao calor a 200 ° C. (Gráfico cortesia da Solvay)
Tecnologia de 'molécula Inteligente’ faz com que o Technyl RedX seja a solução ideal para Charge Air Coolers (sistemas de arrefecimento do ar) altamente exigentes (Foto cedida pela Solvay)
topo