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Clariant apresenta o ColorForward Automotive 2017
Clariant lança ColorForward Automotive 2017: novos materiais e cores proporcionam
uma perspectiva de 360° da indústria automotiva. (Foto: Clariant)
• Esta é a segunda edição do guia de cores personalizado para designers de automóveis
• A ferramenta de análise de tendências e design de cores oferece inspiração criativa para o setor
• O ColorForward analisa tendências que vão influenciar os consumidores em 2017
A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, lança a Edição Automotiva do ColorForward 2017. Este é o segundo ano em que a Clariant formatou sua ferramenta de análise de cores e tendências para atender às necessidades e interesses de designers e profissionais de marketing da indústria automotiva.
A revolucionária ferramenta ColorForward da Clariant é publicada anualmente desde 2006, a fim de ajudar designers de produtos plásticos e profissionais de marketing a tomarem decisões sobre cores de maneira mais fundamentada. Ela apresenta quatro tendências sociais globais que provavelmente influenciarão os consumidores e então relaciona cada tendência a cores que provocam uma resposta emocional.
Esta edição especial ColorForward Automotive é um trabalho da equipe automotiva europeia da Clariant Masterbatches, em parceria com os especialistas em cores dos centros de design e tecnologia da Clariant ColorWorks. Ela apresenta 20 cores, relacionadas a quatro tendências, em diversas formas diferentes:
• Placas de plástico grandes e texturizadas;
• "Pompons" feitos de fibra e cartões têxteis (para ilustrar as opções de carpetes e tecidos);
• Pequenos carros-conceito moldados em plástico;
• Amostras em couro (novidade na edição de 2017).
Essas amostras são embaladas em uma caixa de apresentação e podem ser manuseadas, reorganizadas e estudadas como parte de um exercício criativo. "Não temos a intenção de ensinar os nossos clientes do ramo automotivo a trabalhar com as cores", explica Laura Carrillo, diretora do segmento automotivo da Clariant Masterbatches Europa. "Eles já são especialistas. O que queremos é iniciar um diálogo com eles sobre as tendências sociais em todo o mundo e, ao mesmo tempo, mostrar esses diferentes materiais para que estejam cientes dos possíveis problemas de harmonização das cores".
As cores para 2017 são mais atenuadas do que nos anos anteriores. As pessoas estão um pouco mais amedrontadas e introspectivas, refletindo a sensação de desconexão que muitos parecem sentir atualmente. Em geral, as cores são mais suaves, mais escuras e até mesmo ambíguas. Os temas das tendências para 2017 são os seguintes:
ANNOY FIRM OMIT
É um anagrama da frase "minha informação" (my information, em inglês) e tem a intenção de captar a ambígua natureza yin/yang do universo da informação. Data mining, ou a seleção sistemática de informações digitais para um fim específico, ocupa um lugar central no tema dessa tendência. A dualidade do mundo "web" é captada nas cores da tendência "annoy firm omit". Duas das cinco cores são escuras e sinistras.
DELONELINATION
Em um mundo conectado, o último tabu é a solidão. Delonelination é um chamado para o despertar. É um alerta de que a solidão está crescendo, principalmente entre os jovens. As cinco cores que representam essa tendência são em geral pálidas e suaves, variando de um bege, para sugerir a necessidade humana de ser tratado com carinho, a um marrom simples.
NEBULOVE
Pode ser visto como uma antítese da solidão, pois reconhece uma tendência de relacionamentos complexos entre diversas pessoas interconectadas, que podem estar casadas ou não, dependendo daquilo que as satisfaz. As cores que representam esse tema são um verde/amarelo-claro, como a parte interna de um pepino, e um vermelho-difuso. Há um roxo-lilás e um laranja-amarronzado, quase um tom conhaque.
IT'S A TRAP!
A vida pode ser uma cilada. Ela pode ser difícil e estressante - ou simplesmente entediante - se você permitir que seja assim, por isso as pessoas estão começando a buscar novas formas de escapar, de aguçar sua curiosidade e explorar os limites da mente humana. Essa tendência fala sobre escapismo e a descoberta de novos modos de percepção. Não por acaso, as cores dessa tendência se aproximam de uma nova e autêntica estética.
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