Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia
ABB e Solvay fazem acordo para uso de plásticos de engenharia em contatores elétricos
Contator ABB feito com Technyl® One
Cortesia da ABB
Technyl One, da Solvay, atende às crescentes demandas por segurança e eficiência superior de processamento, respondendo aos requisitos de miniaturização de equipamentos elétricos
A ABB, uma das empresas líderes mundiais em tecnologias de energia e automação, escolheu a poliamida Technyl One da Solvay Plásticos de Engenharia para uma nova aplicação em contatores elétricos. Technyl One é uma geração inovadora de resinas de poliamida (PA) que responde aos principais desafios em equipamentos elétricos na gestão de energia e automação predial que são segurança, miniaturização e aumento da produtividade.
Com a sua alta capacidade de fluxo e matriz de alta temperatura, bem como excelentes propriedades elétricas e de desempenho anti-chama isento de halogênio, o Technyl One demonstrou com sucesso a sua adequação para aplicações exigentes dentro do segmento de proteção elétrica. Entre as aplicações pretendidas estão disjuntores miniatura (MCBs), Disjuntor em Caixa Moldada (MCCB) e peças de contator que exigem alta amperagem e desempenho em resistência térmica.
A facilidade de processamento desta grade de Technyl One, combinada com a sua elevada funcionalidade, foi um fator determinante para sua escolha pela ABB durante a fase de desenvolvimento de nossa nova aplicação em contatores. “Nós observamos durante o teste de sobrecarga elétrica que o material exibiu uma alta retenção de propriedades da superfície ", afirma Jacques Dumoux, Gerente de Material Plástico da ABB (Baixa Tensão). "Por períodos curtos, durante este teste crítico, as conexões dos novos contatores são expostas a sobrecargas significativas - até dez vezes a intensidade normal, gerando temperaturas muito elevadas, às quais as peças de plástico de engenharia devem resistir."
Jacques Dumoux acrescentou: "Devido às suas características únicas, o Technyl One resistiu ao comportamento de extensão gradual e abrandamento ao longo desta análise rigorosa. Anteriormente, apenas materiais como poliamida, poliftalamida ou termofixos reticulados haviam passado nesses testes."
A miniaturização contínua de produtos, aliada ao ganho crescente de funcionalidades, é um desafio constante para a indústria de eletroeletrônicos. "Além disso, na última década, as diretrizes RoHS e REACH (SVHC) da União Europeia tiveram um impacto significativo sobre tecnologias retardantes de chama. Estas diretivas provocaram uma mudança importante no mercado global de plásticos livres de halogênio para a indústria de eletroeletrônicos", diz James Mitchell, Diretor Global de Mercado de Eletroeletrônicos da Solvay Plásticos de Engenharia.
O comportamento reológico superior do Technyl One também ajuda a reduzir o nível de degradação corrosiva durante o processamento de peças, o que é benéfico para o equipamento de usinagem, bem como para a consistência geral de processo e produto, atendendo às exigências de segurança e de satisfação das necessidades econômicas e de processamento de fabricantes de equipamentos originais (OEMs)”, acrescentou James Mitchell.
Essa característica anticorrosão é importante, tendo em vista que especificamente para a poliamida preenchida com fibra de vidro e PBT, a adoção da tecnologia mais eficiente de retardantes de chama sem halogênio pode ser associada a desvantagens em termos de propriedades físicas e problemas de processamento, como corrosão de ferramentas.
A grade Technyl One J 60X1 V30 da Solvay Plásticos de Engenharia é um material retardante de chama sem halogênio, que fornece uma classificação UL94 V0 a apenas 0,4 mm de espessura de parede, bem como incomparáveis propriedades de envelhecimento térmico (150 ° C RTI elétrico - Índice térmico Relativo) e um alto índice de rastreamento comparativo (CTI 0 para 600 volts e superiores). Technyl One J 60x1 V30 também cumpre a nova norma europeia EN 45545-2, que entrará em vigor até 2016.
Este material oferece o mais alto nível de desempenho de baixa produção de fumaça, sendo classificado com HL3 sob R22 e R23. O portfólio da Solvay inclui grades em cinza, preto e natural. Com seu conhecimento na área de marcação a laser, a empresa criou grades para atender requisitos específicos de sistema a laser UV / YAG1 dos clientes.
voltartopo