Últimas Notícias - Poliuretano
Evento da UBE na Colômbia discute tendências e propriedades das embalagens barreira
O Change & Challenge contou com palestrantes e participantes que representam os vários elos da cadeia produtiva de embalagens flexíveis para alimentos
Com a proposta de apresentar para o mercado Andino - Colômbia, Equador e Venezuela - as principais inovações e tendências em embalagens flexíveis com barreira, a UBE reuniu no evento Change & Challenge, realizado em paralelo à Andina Pack 2015, 130 profissionais do setor entre end-users, transformadores e parceiros da cadeia produtiva. O sucesso foi refletido no nível das apresentações e das discussões e os participantes foram unânimes: o mercado Andino e, mais amplamente Sul Americano, para este tipo de embalagem está em plena ascensão e sairá na frente a empresa que oferecer soluções completas e diferenciadas que garantam uma embalagem de qualidade a um preço competitivo.
Na abertura do evento, o Presidente da UBE Latin America, Javier Miguel, reforçou esta necessidade e garantiu que a presença da UBE na região Andina só tende a crescer. “Nosso objetivo é dar suporte a todos os clientes, diretos e indiretos, da região. A aproximação com as empresas e profissionais da área é fundamental para entendermos suas necessidades e oferecermos soluções específicas. Procuramos nos antecipar às tendências. A área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da UBE monitora permanentemente as necessidades dos mercados transformador e consumidor e por isso, oferece, continuamente, novidades que garantem a competitividade dos clientes diretos.”
Carlos Catarozzo, Business Development Manager UBE Latin America, reforçou esta mensagem apresentando o portfólio de novidades da empresa para a região Andina, enfatizando as vantagens de processabilidade e produção, versatilidade e aplicações variadas, resistência à punctura e demais propriedades mecânicas. Os produtos vedetes apresentados por Catarozzo em sua apresentação foram:
- grade especial de nylon específico para aplicação em embalagens retort UBE NYLON 5033 FD 8 (esterilizáveis) que mantém suas propriedades mecânicas mesmo após processo em temperaturas de 125°C por até 3 horas. Os mercados alvo são pet food, produtos nutracêuticos, alimentos (sopas, molhos, vegetais, carnes, arroz, etc).
- novo grade da família Terpalex, o Terpalex FD que possibilita a termoformagem de embalagens mais fundas. Ideal para queijos e produtos cárneos.
Outras palestras igualmente importantes:
- DuPont - Carlymar Sierra Córdoba “Quando as tecnologias fazem a diferença: Adesivos e Ionômeros”
- Toyo Ink - Fabricio Valente “Tecnologias de tintas para impressão de embalagens retortable”
- Dow - Felipe Martínez “Soluções em poliolefinas e aplicações para embalagens flexíveis”
- Macro - Martín Barón "Última tecnologia em extrusão para filmes de alta barreira"
Para encerrar o evento Change & Challenge da UBE, Gisela Schulzinger, Chief Branding Officer da Pande e Presidente da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), falou sobre o poder das embalagens para se ter uma marca de sucesso. Segundo ela, o que manda hoje é o conceito de economia compartilhada, ou seja, o importante não é ter, mas usufruir. E atrelado a isso, está a co criação que possibilita acompanhar a velocidade das mudanças. “Hoje não se aceita mais um planejamento para 10 anos; falamos de planos para três ou, no máximo, cinco anos. Ou seja, não se pensa mais em inovação a longo prazo.”
Assim, o grande desafio criativo está na capacidade de imaginar, expandir e implantar novas soluções para problemas complexos de forma colaborativa e rápida. E a capacidade de inovar não depende de recursos ou tecnologias, mas de novos modelos e culturas. Neste cenário, também ganha força a multidisciplinaridade a partir de várias competências. “O pensamento inovador passa por assumir riscos na condução dos negócios, lembrando que nem sempre o mais forte é o que se adapta mais rápido às mudanças e, conseqüentemente, inova.”
Para Gisela, uma boa estratégia de competitividade precisa da inovação com valor ideal. “Estamos falando de lançar um olhar diferenciado e repensar negócios como nunca foi feito.”
topo