Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia
Museu do Amanhã usa mais de 10 toneladas de pintura sustentável
Produto à base de resina acrílica pura impermeabilizante possibilita mais de 80% de reflexão solar
O Museu do Amanhã, iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, é um dos símbolos da revitalização da área cultural do Porto Maravilha. A construção do espaço segue critérios, princípios e regras de sustentabilidade ambiental com Certificação Leed (Liderança em Energia e Projeto Ambiental). Acompanhando estas premissas, a obra está atenta às pequenas atitudes como a seleção de materiais que dá preferência aos componentes reciclados, de baixa toxidade, alta durabilidade e que não agridam o ambiente.
Neste conceito, a pintura do Museu será realizada com um produto ambientalmente correto, antitérmico e com baixo índice de volatilidade. A pintura impermeabilizante utilizada, Denversol Top Reflective da Denver Impermeabilizantes, é à base de resina acrílica pura (isenta de estireno), flexível, de alta resistência às intempéries, irradiação ultravioleta e névoa salina, que além da elevada durabilidade, possui ótima reflexão solar (acima de 80%) diminuindo o fluxo térmico no museu, o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica.
Além disso, “a aplicação da pintura é realizada em projeção com sistema airless – equipamento de alta pressão e sem utilização de ar - que traz ganho em desempenho, qualidade com aproveitamento homogêneo valorizando o ambiente e economia de material em torno de 30%. São mais 10 toneladas de pintura refletiva impermeabilizante em todas as áreas de concreto e alvenaria do museu, internas e externas.” explica o engenheiro Flávio de Camargo, Gerente Técnico e de Marketing da Denver Impermeabilizantes, especialista na área de impermeabilização e recuperação estrutural.
O Denversol Top Reflective acompanha as dilatações, contrações e a alcalinidade do substrato, é altamente resistente a fungos e assimila as microfissuras, além de possuir alta aderência sobre diversos materiais. Indicado para coberturas brancas ou do tipo telhado frio, o produto também é recomendado para fachadas em argamassa, concreto, pré-moldado, sobre telhas e, como acabamento elástico refletivo, em impermeabilizações asfálticas.
topo