Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia contemplará também categoria startups em 2015


Além das divisões já gratificadas – Empresa e Pesquisador –, neste ano receberá também o prêmio a empresa nascente de base tecnológica que apresentar o projeto mais inovador na área química. Inscrições estão abertas. 

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) abriu nesta segunda-feira, 8 de junho, as inscrições para a 14ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia. Nos últimos anos, foram duas categorias de premiação: Empresa e Pesquisador. Em 2015, as Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups) também poderão concorrer. A iniciativa tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo o mérito de projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. O evento busca, também, divulgar metodologias empregadas e capacitações existentes, a fim de estimular novos núcleos de inovação na indústria química.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Abiquim (abiquim.org.br), acessando a aba “Abiquim” e, em seguida, clicando no link para o Prêmio de Tecnologia no menu azul. A premiação será realizada durante o 20º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ, em 11 de dezembro, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Na categoria Empresa, podem participar as organizações que tenham desenvolvido no Brasil projetos e cases de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e ao aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Poderão concorrer trabalhos de melhorias de processos, produtos e serviços já existentes no mercado, assim como aqueles que envolvam o desenvolvimento de processos, produtos, aplicações e serviços pioneiros. Na categoria Pesquisador, podem participar os profissionais que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial. Já na nova categoria, Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), podem ser inscritos projetos nacionais desenvolvidos por companhias em estruturação empresarial, sem posição definida no mercado, inseridas ou não em incubadoras, que busquem oportunidades em nichos de mercado com produtos ou serviços inovadores e de alto valor agregado.

Cada participante pode cadastrar mais de um trabalho, desde que indique a categoria a qual pretende concorrer. Os arquivos serão mantidos em sigilo até a divulgação dos resultados e as íntegras dos projetos serão divulgadas publicamente após a autorização da empresa ou pesquisador. A comissão julgadora é formada por importantes representantes do setor químico do País e as inscrições serão encerradas em 30 de setembro.

Em 2014 a vencedora na categoria Empresa foi a Rhodia Solvay Group, reconhecida pelo desenvolvimento do AMNI SOUL ECO, o primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo. Já na categoria Pesquisador, a vencedora foi Joana D’Arc Félix de Sousa, professora da Etec Prof. Carmelino Correa Júnior/Centro Paula Souza (SP), pelo trabalho “Pele humana para transplantes e testes farmacológicos”, que transforma pele suína em pele humana artificial com 100% de compatibilidade.

Antes conhecido como Prêmio Abiquim de Tecnologia, em 2011 recebeu o nome de Kurt Politzer, em homenagem ao pesquisador e professor que trabalhou intensamente em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no setor químico. Politzer colaborou por quase três décadas na Abiquim, sendo membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Tecnologia da entidade, além de um dos responsáveis pela criação do Prêmio.

Serviço:
Inscrições e regulamento do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2015 em:
www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao



  topo