Últimas Notícias - Poliuretano
Braskem compõe pela 11ª vez consecutiva o Índice de Sustentabilidade da Bolsa
A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, foi selecionada pela décima primeira vez para integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. A indicação reflete o compromisso com o desenvolvimento sustentável formalmente inserido em uma estratégia de negócios e a existência de práticas éticas nas relações com clientes e consumidores. No total, 35 empresas compõem a nova carteira, que vai vigorar de 4 de janeiro de 2016 a 29 de dezembro de 2016.
O reconhecimento consecutivo atesta o desempenho ambiental da Braskem que evolui ano a ano, com a melhora dos indicadores de energia, resíduos e água. Por exemplo, na petroquímica, o índice de consumo de água em 2014 foi de 2,16 metros cúbicos por tonelada, enquanto a média da indústria química mundial é de 25,9 metros cúbicos por tonelada. Já o índice de geração de efluentes líquidos diminuiu 34% nos últimos 12 anos, representando uma redução acumulada de R$ 154 milhões principalmente com tratamento de efluentes
Outro destaque é a área de inovação, que anualmente ganha investimentos em processos tecnológicos que resultam em produtos mais eficientes e sustentáveis como o Plástico Verde, produzido a partir de etanol desde 2010. Além do polietileno renovável, a companhia anunciou, em novembro, o sucesso da produção em laboratório de butadieno a partir de açúcar, um projeto realizado a parceria com a empresa norte-americana Genomatica.
Em 2014, a Braskem investiu mais de R$ 2,100 milhões foram direcionados à melhoria e manutenção dos seus ativos (produtividade, manutenção e saúde, segurança e meio ambiente. “A inclusão da Braskem novamente no ISE confirma a transparência e as práticas adotadas pela companhia que norteiam as ações nos campos social, econômico, ambiental e de governança corporativa”, afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
A Braskem também é reconhecida por outros índices que atestam suas boas práticas em sustentabilidade, como a carteira teórica do Índice Carbono Eficiente (ICO2). Lançado em 2010, o ICO2 é constituído por 30 empresas que aceitaram adotar práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE). Na BM&FBovespa, a companhia está listada no Nível 1 de Governança Corporativa e faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE desde sua criação, em 2005. Neste ano, a empresa também foi selecionada pela quarta vez a fazer parte do Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index, o índice de sustentabilidade de países emergentes da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
topo