Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia
Clariant lança o ColorForward Interiors 2016: novos materiais atraem um público maior no mercado de fibras
Clariant lança o ColorForward Interiors 2016: novos materiais atraem um público maior no mercado de fibras. (Foto: Clariant)
A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, lançou o ColorForward Interiors 2016, o terceiro guia anual de previsão de cores e tendências para o mercado de fibras e têxteis. A edição deste ano foi ampliada para incluir maior variedade de produtores de fios e filamentos têxteis, incluindo os que atuam nos setores de carpetes, estofados, automóveis e decoração de interiores. Esta exclusiva ferramenta criativa do ColorWorks da Clariant define quatro tendências que devem atrair a atenção dos consumidores nos próximos anos, e cria uma paleta de cores para ajudar os profissionais de marketing a explorar as emoções por trás dessas correntes culturais.
Pela primeira vez, o portfólio do ColorForward Interiors inclui não só peças feitas de fibras de polipropileno (PP) e poliamida (PA), mas também cartelas com amostras de poliéster. As fibras de poliéster são produzidas como fios texturizados a ar (ATY, sigla em inglês), também conhecidas pela antiga marca registrada da DuPont, Taslan. O fio ATY é geralmente utilizado na indústria automotiva e também no setor de estofados e vestuário. As peças são feitas a partir de filamentos contínuos texturizados (BCF, em inglês) para criar a textura preferida dos fabricantes de carpetes da Europa, Oriente Médio e América do Norte. Todas as fibras do ColorForward Interiors 2016 são tingidas em massa, usando os masterbatches (concentrados de cores) da Clariant para dar cor ao fio.
"A cada ano que lançamos ColorForward Interiors, recebemos feedbacks valiosos sobre como podemos agregar mais valor para nossos clientes", explica Francis Baud, Diretor Global de Marketing - Fibras para Clariant Masterbatches. "Com a inclusão de cartelas com fios de poliéster, podemos agora mostrar nossas cores de uma forma bem conhecida por muitos produtores de tecidos, designers e decoradores de interiores. Ao mesmo tempo, mantivemos as peças, que são muito populares na indústria de carpetes".
O ColorForward Interiors é fruto do revolucionário programa ColorForward da Clariant, que está comemorando seu décimo aniversário. O ColorForward nasceu das ideias e experiência de especialistas em cor, design, marketing e polímeros, representando diversas indústrias de criação de todo o mundo. Cada edição apresenta quatro tendências sociais mundiais que podem influenciar o comportamento dos consumidores. A equipe internacional seleciona diferentes cores, ou combinações de cores, que evocam uma resposta emocional relacionada a cada tendência. As tendências identificadas para 2016 são:
Liquid Minds... Esse tema parte da ideia de que as pessoas chegaram a um ponto onde lentas mudanças evolucionárias devem dar lugar a inovações revolucionárias; onde as pessoas abrem mão do reconfortante apego à nostalgia, confiam em seus instintos, observam o mundo com novos olhos e assumem grandes riscos para criar novos insights e grandes avanços de inovação.
Uma das cores em Liquid Minds é o azul-ciano chamado Be Water. Foi inspirado no mestre de artes marciais e ator Bruce Lee, que disse: "Seja como a água que abre caminho através das fissuras. Não seja assertivo, mas se ajuste ao objeto, e encontrará um caminho à sua volta ou através dele. Se nada dentro de você permanecer rígido, as coisas externas se revelarão".
Oh, my go(l)d... Um atrevido reconhecimento de que o excesso pode levar a prazeres incomparáveis, não importa se a pessoa é uma celebridade multimilionária ou um fã que a acompanha nas redes sociais, em revistas de fofoca ou reality shows. Querendo ou não, acessórios excêntricos e chamativos e comportamentos escandalosos estão na moda.
Essas cores são, ao mesmo tempo, elegantes e ousadas. Don't Touch My Jelly Shot! é um verde-limão; e o dourado, naturalmente, é chamado You Cannot Afford Me.
Love... Palavra escrita com um símbolo de Wi-Fi dentro do "o" para representar as formas como a tecnologia e a vida humana se fundiram. Imersos na nuvem, sensores conectados sem fio acompanham nossa saúde pessoal e até mesmo criam novas conexões entre as pessoas. Acessamos informações médicas, monitoramos sinais vitais e dependemos de aparelhos para nos ajudar a realizar até mesmo as tarefas mais simples. A tecnologia se tornou um membro invisível, mas zeloso, de nossas famílias.
As cores dessa paleta são quentes e aconchegantes, variando do marrom suave Teddycare ao cinza-prata azulado chamado Invisible Attraction, além do rosa-coral denominado Cora(l)zon.
Work It Girl... Esse tema indica um novo tipo de feminismo, que ignora estereótipos sobre o que é feminino e o que significa ter poder. O ponto central é ter a liberdade de ser o que você quiser. As mulheres de hoje já não sentem a mesma necessidade de se limitar como era costume. O poder da Internet e todas as outras conexões sociais estão dando a elas maior capacidade de expressão; e elas estão usando essa capacidade para criar novas formas de definir o que significa ser mulher.
As cores desse grupo variam do vermelho/laranja flamejante chamado Kiss My..., passando pela ousadia de The Bush Is Back, até um novo efeito multicolor que integra pequenas fibras de rosa e preto em uma matriz transparente, além de um rosa suave e translúcido para afirmar que você não precisa mais ter vergonha de mostrar sua feminilidade.
Há cinco cores representando cada tendência, e elas são reproduzidas em um total de 20 peças. Há ainda quatro cartelas, cada um com fibras de todas as cinco cores dos quatro grupos de tendências.
"Tecidos e carpetes são geralmente feitos de fibras de diversas cores diferentes", afirma Alessandro Pozzati, Designer Industrial do ColorWorks Europa/IMEA, Merate, Itália. "As cartelas mostram aos designers uma combinação visível de cores; assim, é possível ver como os diferentes tons de cada paleta podem se combinar. Esse mesmo efeito de combinações pode ser alcançado agrupando as peças".
"O mercado de fibras e têxteis é extremamente diversificado" - explica a designer do ColorWorks, Judith van Vliet - "e existem ideias e cores no ColorForward Interiors para inspirar todos os setores. Por exemplo, as novas tonalidades neutras na paleta Liquid Minds e as cores cálidas e suaves de Love provavelmente atrairão a atenção dos designers de tecidos automotivos, que talvez não tenham levado em consideração essas tonalidades antes. Por outro lado, cores mais brilhantes com matizes energéticos - como Don't Touch My Jelly Shot! em Oh, My Go(l)d - podem dar mais vida a artigos esportivos. Realmente oferecemos algo para todos".
voltar
topo