Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia
TIGRE lança linha inovadora de Pex para Gás
Grupo firma parceria estratégica com empresas europeias para trazer ao Brasil o que existe de mais moderno para esse tipo de instalação
A Tigre apresenta ao mercado o novo sistema de tubulações para gás chamado ALPEX GÁS Tigre. São produtos voltados para condução de gás Natural ou GLP (gás liquefeito de petróleo) projetados para instalações residenciais e comerciais, em obras verticais ou horizontais de grande ou pequeno porte. O Grupo Tigre firmou uma parceria estratégica com empresas europeias para trazer ao Brasil uma solução inédita em tubos, conexões e ferramentas específicas para condução de gás predial, uma solução inovadora no Brasil, já consolidada no mercado europeu. O objetivo é oferecer uma opção mais rápida, econômica e segura às construtoras, totalmente diferente dos tradicionais materiais e métodos utilizados.
“Estamos trabalhando neste projeto há muito tempo para trazer ao Brasil o que existe de mais moderno e seguro para instalações de gás. A Tigre passa a fornecer um sistema completo que possibilita instalação mais rápida, econômica (ponto a ponto) e com maior segurança, devido às válvulas oferecidas. Temos a certeza que essa nova linha será mais um sucesso nos nossos negócios. O lançamento confirma mais uma vez a diversidade de nosso portfólio”, afirma Carlos Teruel, gerente de produtos da Tigre.
O ALPEX GÁS Tigre foi desenvolvido para ser instalado em sistemas com máxima pressão de operação de (MOP) 1,5 Kgf/cm² ou 150 KPa. A Tigre investiu nesta nova linha com base na norma NBR 15526 e pelos Regulamentos de Instalações Prediais (RIP) regionais e Normas Técnicas (NT) do Corpo de Bombeiro regionais. A empresa também participou de um processo de testes na Itália para a certificação DVGW (German Technical and Scientific Association for Gas and Water).
O tubo PEX multicamada é composto por cinco camadas: polietileno reticulado (PEX), adesivo especial, alumínio, adesivo especial e polietileno de alta densidade (PEAD). O alumínio apresenta resistência a altas pressões e estrutural. Já o PEX e o PEAD, proporcionam elasticidade e vida útil prolongada. São comercializados nas bitolas de 16 mm, 20 mm, 26 mm e 32 mm.
Fonte: Ficha técnica Tigre
Em relação à flexibilidade, os tubos ALPEX GÁS Tigre são capazes de mudar a direção, reduzindo assim o número de conexões utilizadas em um sistema, sendo que o próprio instalador pode fazer uma curvatura manualmente. As conexões desta linha são metálicas (latão), a junção entre o tubo e a conexão é feita por meio de crimpagem, ou seja, compressão radial de uma capa em aço inoxidável sobre a camada externa do tubo. A crimpagem é feita por meio de uma ferramenta específica chamada Tenaz.
Além das conexões, o sistema oferece também as válvulas de segurança combinadas, que são capazes de unir em uma única peça dois conceitos de válvulas: uma acionada pelo excesso de fluxo e a outra acionada pelo aumento da temperatura no ambiente. Ambas têm o objetivo de cortar o fornecimento do gás em situações de risco.
Fonte: Ficha técnica Tigre
topo