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Solvay se junta ao Solar Impulse 2 em sua viagem ao redor do mundo
Aeronave tripulada que não usa uma gota sequer de combustível fóssil foi apresentada mundialmente hoje (09/04) na Suiça
Um total de 6 mil peças dessa aeronave foram feitas com produtos da Solvay, entre os quais polímeros especiais, plásticos de engenharia, fluorpolímeros, lubrificantes e produtos para captura, armazenamento e conservação de energia
A Solvay tem orgulho de juntar-se aos fundadores e pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg no lançamento do Solar Impulse 2 (HB-SIB), a segunda versão atualizada do avião movido a energia solar que começará sua turnê mundial no início de 2015 sem usar uma única gota de combustível fóssil.
Desde o primeiro dia e há dez anos agora, a Solvay faz parte do projeto aventureiro Solar Impulse, que em 2004 muitos pensavam ser inconcebível. Com este "Laboratório Voador", a empresa colocou em prática seus conhecimentos em materiais avançados e energia sustentável, permitindo que o primeiro Solar Impulse voasse ininterruptamente movido somente à energia do sol, superando os limites da inovação, conhecimento técnico e empreendedorismo.
Comparado ao Solar Impulse 1 (Si1), que completou com sucesso seu voo de costa a costa pelos Estados Unidos no ano passado e a travessia do Mar Mediterrâneo em 2012, as tecnologias no ampliado Solar Impulse 2 (Si2) evoluíram para aumentar a eficiência energética. Desta vez, a aeronave está apta para o seu voo ao redor do mundo.
"A Solvay tem mostrado com os projetos Solar Impulse sua contribuição fundamental como um provedor de soluções químicas e materiais avançados no desenvolvimento de fontes de energia alternativas e sustentáveis", disse o CEO da Solvay, Jean-Pierre Clamadieu, ao participar da solenidade de lançamento da nova aeronave, ocorrida hoje (09/04), na Suiça. "As soluções e materiais avançados da Solvay fazem parte da transição da matriz energética e ajudam a enfrentar os desafios da sociedade, à medida em que a população cresce".
"Para a Solvay, o Solar Impulse representa inovação sem limites, substituindo peso por soluções inteligentes. Assumir este projeto, que fabricantes de aviões e muitas outras pessoas não acreditaram, promoveu um forte espírito de equipe empreendedora. O resultado foi um sentimento de orgulho imensurável pela visão de um avião solar, voando dia e noite sem combustível, que se tornou uma realidade", acrescentou o membro do Comitê Executivo da Solvay, Jacques van Rijckevorsel, que iniciou o projeto para o Grupo em 2004.
Pesquisadores, químicos e engenheiros da Solvay na Bélgica, Brasil, França, Alemanha, Itália e Estados Unidos deixaram suas marcas nos aviões, que possuem cerca de 6 mil peças da Solvay. Um total de 13 produtos da Solvay no Si2 tiveram seu desempenho melhorado, mantendo o peso ao mínimo. Com uma envergadura de 72 metros, o peso do avião de 2,34 toneladas é semelhante ao de um jipe, enquanto que a sua potência é semelhante ao de uma motocicleta.
Graças ao Solar Impulse, as soluções químicas avançadas e materiais avançados da Solvay conseguiram ter acesso a uma série de novos mercados promissores, incluindo a proteção de painel solar, baterias para computadores e celulares, compartimentos de bagagem em aviões e soluções sustentáveis de mobilidade.
Solvay, parceiro tecnológico do Solar Impulse
Conciliar leveza com desempenho, em condições climáticas em que as temperaturas variam de -40 °C a +40 ° C, a Solvay faz a diferença no Solar Impulse 2
Capturando energia:
Um filme de polímero ultrafino, Halar ECTFE, agora também protege contra a umidade os painéis solares e 18 mil células fotovoltaicas, transformando o Si2 em um avião elétrico à prova d'água.
Uma fita adesiva altamente sofisticada, a Solstick PVDF Solef, veda os pequenos espaços entre as células solares e permite-lhes mover-se junto com as asas.
Armazenamento de energia:
Os componentes da Solvay, PVDF Solefe F1EC, permitem o armazenamento de energia em 640 kg de baterias de lítio-íon e melhoraram a densidade de energia de para 260 Wh / kg, de 240 Wh / kg no Solar Impulse 1.
Otimização do consumo de energia:
Com o lubrificante Fomblin PFPE, as peças mecânicas resistem ao desgaste e à ferrugem, reduzindo a manutenção e o uso de energia.
A carenagem do cockpit é feita de poliuretano isolante extremamente leve, com o agente especial de expansão de espuma Solkane 365 MFC.
Leveza da estrutura geral e peças
A longarina da asa contém uma estrutura de favo de mel refinada, feita de papel impregnado com o polímero Torlon PAI, que proporciona excelentes propriedades: resistência, torção, flexão, vibração.
Peças mecânicas, tais como elementos de fixação e parafusos, são feitos de materiais leves, porém muito robustos, como os polímeros especiais Ketaspire PEEK e PrimoSpire SRP.
Peças mecânicas complexas, como clipes de iluminação ou as caixas para os equipamentos do cockpit, são de poliamida 6 Sinterline e feitas sob medida pela impressora 3D Selective Laser Sintering.
E além do avião, o bem-estar dos pilotos:
A roupa íntima dos pilotos é feita de fios Emana de poliamida 6.6, uma fibra inteligente que interage com o corpo, estimulando a microcirculação e ajudando o desempenho muscular.
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