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Seminário da ROBTEC apresentou diversos usos de impressão 3D e futuro da tecnologia
Representantes de grandes empresas do setor automotivo e de outras indústrias mostraram como utilizam a prototipagem rápida e como ela otimiza os processos produtivos. Arnold Veron, da 3D Systems, discutiu tendências da área e a Robtec mostrou as novidades que marcarão o segmento em 2014
O 10º Seminário de Tecnologias da Robtec, realizado dia 29 de agosto, em São Paulo, reuniu diversos profissionais de diferentes indústrias para acompanhar as 11 palestras de executivos de empresas como Ford, PSA Peugeot Citroën, 3D Systems, SIN, Plasnature, Volkswagen, GOM e R Design Studio, que dividiram com o público os diferentes usos da impressão 3D e como ela ajuda a economizar tempo e dinheiro nos processos de criação.
Ao mesmo tempo, os visitantes puderam conhecer os equipamentos da Robtec que são destaque no segmento e que estão fazendo sucesso devido à sua inovação. Esse é o caso da Cube, primeira impressora 3D de uso pessoal para se ter em casa; a CubeX, superior a Cube, que chega em três versões e é ideal para pequenos e médios empresários que trabalham no setor; e o ATOS Core, primeiro digitalizador óptico que possui um robô acoplado para medições precisas, trazido pela primeira vez ao Brasil graças a Robtec.
Palestras são marcadas pela versatilidade da impressão 3D
Quem marcou presença foi Arnold Veron, um dos principais executivos da 3D Systems na América Latina, que trouxe ao público sua expertise em impressão 3D. “O que vivemos agora é apenas a ponta do iceberg. Os preços dos produtos vão baixar, pois estamos na década da impressão 3D. Nosso objetivo, como uma empresa consolidada no segmento, é educar quem compra essas impressoras”, afirmou.
Ele destacou que o mercado brasileiro e o americano, diferentes há dois anos, hoje estão muito parecidos, impulsionado pelos preços mais baixos e pela própria indústria do Brasil, que expande as necessidades de mercado. Questionado sobre as particularidades que tornam a 3D Systems líder no segmento de impressoras 3D, ele afirma que a empresa trabalha com todo o espectro da tecnologia de três dimensões, ou seja, a companhia atende desde a etapa A até a Z. “Em termos de preços e tecnologia, nós temos tudo o que um consumidor pode querer. Essa é uma vantagem competitiva. Trabalhamos no conceito de ‘one-stop-shop’”, destacou. E finalizou dizendo que um software de design mais amigável e fácil de usar vai garantir a democratização da tecnologia.
Excelência alemã nos projetos nacionais
A Robtec trouxe para o Brasil Stefan Hoheisel, da alemã GOM, que falou sobre as novas soluções e aplicações no mundo da metrologia óptica 3D, e destacou a qualidade dos equipamentos da companhia sediada na Alemanha e como a inovação otimizou as medições de peças, afetando diversas indústrias. O responsável pelo maquinário da GOM dentro da Robtec é o engenheiro Vicente Massaroti, que discutiu a usabilidade da solução em projetos reais de clientes.
O design como linguagem global e a criação da própria assinatura
Outro convidado foi João Marcos de Oliveira Ramos, chefe de design da Ford no Brasil, que mostrou seus principais projetos e ressaltou a preocupação da montadora em entregar um design de qualidade em todos seus produtos, pautado numa linguagem global, que pode ser rapidamente compreendida.
O executivo comentou também como a prototipagem rápida garante que todo o procedimento seja perfeito, e que não apenas a manutenção dos equipamentos é importante, mas o suporte na execução de protótipos mais refinados, sendo a qualidade da execução primordial para uma avaliação correta da aparência.
Rene Paris, diretor da R Design Studio, que sempre está presente nos seminários da Robtec, apresentou a expertise da empresa junto às principais montadoras do país e como o design automotivo, regido pelo profissionalismo, faz toda a diferença na consolidação de cases de sucesso.
Daniel Nozaki, gerente de design da PSA Peugeot Citroën, dividiu com o público suas experiências na montadora, e comentou como o Brasil é um país atípico no design, pois em nenhum outro lugar há tantos estúdios do tipo e o investimento nessa área é importante para o mercado nacional. O executivo ressaltou que cada design tem seu traço, tipo de ilustração e personalidade, e que o ideal é criar uma própria assinatura, ter sua cara no esquete, sendo essa sua mensagem para quem trabalha com design. Nozaki destacou também o ganho utilizado pelas ferramentas de realidade virtual em seus processos.
Tecnologia de impressão 3D permite inovações na área odontológica
E não é só da indústria automotiva que vive a impressão 3D. Danilo Alves de Arruda, analista de engenharia da SIN, especializada em implantes odontológicos, mostrou como a empresa, cliente da Robtec há anos, utilizou os serviços de rapid tooling da companhia para criar as novas embalagens, agora mais amigáveis, para os produtos. “O molde rápido nos deu a possibilidade de ter as amostras nas especificações finais”, salientou.
Prototipagem rápida viabiliza o empreendedorismo
Em seguida, o diretor da Plasnature, Milton Bueno, que utiliza a prototipagem rápida para a criação de seus produtos ecologicamente corretos, compartilhou como sua ideia empreendedora foi viabilizada pelas inúmeras possibilidades dessa tecnologia. O empreendedor, visionário, começou seu negócio a partir de um problema em sua casa que precisava ser resolvido: como segurar uma porta sem ter de colocar um dispositivo que necessitasse furar o piso para se fixar.
Após desenhar um modelo ideal à base de cola e imã, fez uso da prototipagem rápida por meio da parceira Robtec, que já conhecia, deu vida ao desenho, tratou de resolver seu problema e a ideia foi tão genial que virou negócio. Hoje, ele comemora o sucesso de sua indústria e os demais produtos que lançou no mercado de construção.
Volkswagen, a ferramentaria e a digitalização óptica
Representantes de grandes projetos na Volkswagen estiveram presente, como Wilson Munford Felício dos Santos e Sandro Rogério Araujo Sojo, analistas de processos na montadora. No final de agosto, houve a implantação da célula de medição automatizada da ferramentaria na planta da Volkswagen Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo.
Essa aplicação em ferramentaria é a primeira experiência do tipo em uma empresa brasileira. Ambos comentaram do projeto e afirmaram que agora é possível analisar uma peça em poucos minutos, enquanto que, no processo anterior, eles precisavam de um dia inteiro. Tudo isso graças ao sistema de digitalizadores ATOS+, equipamento vendido apenas pela Robtec no Brasil.
Novas fronteiras digitais
Outro colaborador da Volkswagen, Gleiton Damulis, gerente executivo de qualidade assegurada, comentou acerca do controle e da análise metrológica no projeto e na manufatura de veículos automotivos e como isso forma as novas fronteiras digitais. “O controle de qualidade é extremamente importante, seja na etapa de prototipagem, seja em qualquer outra”, ressaltou.
E não deixou de destacar como a metrologia é crucial na otimização de tempo no desenvolvimento das plataformas para a criação de um carro. Afinal, há 10 anos esse processo demorava em torno de 42 meses, e hoje, já chega a seis. Damulis esclareceu também como que, com técnicas ópticas e novos sistemas, consegue-se atingir mais precisão e qualidade no posicionamento de peças.
Tecnologia de A a Z
Cassiano Biagioni, gerente para a América Latina da Geomagic, que pertence a 3D Systems, finalizou as apresentações da décima edição do seminário, que contou a trajetória da empresa e sua inovação em soluções de criação 3D, incluindo ferramentas de software de digitalização que são usados para criar conteúdo em três dimensões e inspecionar produtos em todo o projeto e no processo de fabricação, com foco para a área do design e da engenharia. Essa aquisição da gigante norte-americana foi anunciada em janeiro desse ano e vem ao encontro do desejo da empresa em oferecer o acesso a todas as etapas da criação de um objeto por meio de impressoras 3D.
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