Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Produção industrial em janeiro sobe na maioria das regiões


O sinal positivo da indústria em janeiro se deu como reflexo do bom desempenho do setor na maior parte do país. Segundo dados divulgados pelo IBGE, houve avanço em nove dos 14 locais pesquisados pelo instituto.

Depois de um ano de retração em 2012, a produção surpreendeu em janeiro com o melhor resultado mensal desde março de 2010. O avanço de 2,5% nesta comparação ficou acima das expectativas dos analistas de mercado.

As fábricas do Paraná tiveram o maior crescimento na atividade no primeiro mês do ano, com um avanço de 11,3% em relação a dezembro. Ceará e Rio Grande do Sul também tiveram forte crescimento no mês --altas de 9,3% e 7,1%.

Com menor intensidade, São Paulo e Rio de Janeiro, duas das mais importantes regiões para o país devido à densidade dos polos industriais, também deram sinais positivos em relação a dezembro: 3,1% e 1,6%, respectivamente.

Ambos os Estados haviam terminado o ano com perdas de mais de 3% na produção das fábricas.

O Rio de Janeiro também é destaque na comparação com o mesmo mês do ano passado. O avanço é de 13%, atrás apenas do Ceará (15,4%). Segundo o IBGE, os setores de petróleo e refino, veículos e farmacêutico contribuiriam para o resultado.

Apenas 4 Estados registraram queda na comparação anual: Goiás, Amazonas, Espírito Santo e Paraná.

Apesar do resultado positivo da indústria em janeiro, analistas ainda são cautelosos em indicar uma retomada. Para eles, tal avaliação só será possível após a divulgação do resultado da indústria nos próximos meses.

Fonte: Folha



  topo