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PSA Peugeot Citroën inicia nova turma da sua Escola Formare dentro do Centro de Produção de Porto Real e celebra resultados positivos do projeto
Uma formação técnica para jovens dentro de uma fábrica de automóveis e motores. Assim é a Escola Formare PSA Peugeot Citroën, instalada dentro do Centro de Produção de Porto Real do Grupo PSA no estado do Rio de Janeiro. Lançado em 2008, o projeto educacional acaba de ter sua quinta turma concluída e inicia este mês as aulas do seu sexto grupo de alunos. Neste período de atividades, os resultados têm sitos extremamente positivos.
Há uma melhora significativa dos jovens da Escola Formare PSA Peugeot Citroën no ensino regular e é observado que um grande número deles dá continuidade aos estudos (ensino superior e técnico) após a conclusão do curso. Além disso, apesar de não haver compromisso de contratação dos alunos, até hoje, cerca de 80% dos formados foram contratados pelo Grupo PSA e empresas parceiras.
O principal objetivo do projeto, porém, é desenvolver e capacitar profissionalmente e também reforçar os valores morais e sociais de jovens de famílias de baixa renda da região onde está instalada a fábrica brasileira do Grupo PSA. A Escola é voltada para jovens entre 16 e 17 anos, que fazem o curso de Operador de Montagem Automotiva (OMA), oferecido pela Fundação Iochpe e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Os funcionários da fábrica da PSA Peugeot Citroën têm papel fundamental para a formação destes jovens. A empresa abriu espaço para que seus colaboradores atuem, durante seu horário de trabalho, como educadores voluntários dos alunos. No total, mais de 70 funcionários são Educadores Voluntários. Além da qualificação profissional feita na Escola, a vivência no cotidiano da empresa também contribui para a formação dos jovens em sua preparação para o mercado de trabalho.
A presença da Escola Formare PSA Peugeot Citroën no Centro de Produção também traz resultado positivos para a empresa: melhorou o clima organizacional, o desenvolvimento de competências dos educadores voluntários e o sentimento de responsabilidade social de muitos funcionários que atuam no dia-a-dia do projeto de forma direta ou indireta. Com o projeto, o Grupo PSA promove também o crescimento de seus funcionários e desenvolve a ética e a cidadania.
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