Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Novos dados do boletim da Abiplast



Produção
O setor de transformadores plásticos fechou bem o primeiro trimestre de 2013, com crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse crescimento foi liderado pelo segmento de plásticos diversos, que avançou 4,3% (muito em razão do bom crescimento do setor automotivo, que demanda componentes plásticos) e de embalagens, que cresceu 4%.

O segmento de laminados está se recuperando a cada mês, dado que a produção foi maior em relação ao mês anterior para todos os meses de 2013. Porém, ele ainda não conseguiu reverter o mau desempenho acumulado nos últimos 12 meses, e por isso ainda apresentou queda na produção em relação ao mesmo período do ano anterior, de -3,9% na comparação do primeiro trimestre de 2013 em relação a 2012.

A indústria de transformação manteve sua produção praticamente inalterada em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (apresentou ligeira queda de 0,2%). Já na indústria geral houve queda de 0,5%.

Emprego
A evolução da geração de vagas de emprego no setor plástico está surpreendendo. No primeiro trimestre de 2013 foram geradas cerca de 6,4 mil novas vagas.

De acordo com o comportamento dos anos anteriores, é um padrão nesse setor gerar empregos no início do ano, porém uma taxa menor do que a que estamos vendo. Assim podemos considerar que os empresários estão animados e projetando um cenário positivo para a indústria neste ano. E esse resultado é compatível com o aumento da produção no setor nesse primeiro trimestre.

Além disso, esse crescimento na geração de vagas está sendo observado não só no setor plástico, mas também na indústria de transformação, que no primeiro trimestre gerou quase 100 mil empregos.

Confira mais informações sobre produtividade, consumo aparente, comércio exterior, expectativas de mercado, investimentos, preços e economia em www.abiplast.org.br

 



  topo