Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia
Frota de veículos da Grande SP deverá duplicar em 25 anos
Especialistas debatem amanhã, 03 de dezembro, como resolver problemas da Mobilidade Urbana, no Instituto de Engenharia
Se a população de São Paulo reclama do trânsito hoje, imagine em 2040, quando a frota de veículos deverá duplicar em relação ao atual volume, devendo alcançar a marca de 17,5 milhões de carros, praticamente um carro para cada dois habitantes.
Este é o resultado de um estudo encomendado pelo Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia) e foi apresentado para discussão no começo de dezembro, no seminário “De olho no Futuro: Como estará São Paulo daqui a 25 anos?”, que reunirá especialistas, arquitetos, urbanistas e engenheiros no Instituto de Engenharia.
Compareceram ao evento a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, o secretário dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, e o Engenheiro Miguel Bucalem, além do presidente do Sinaenco SP, José Roberto Bernasconi.
A mobilidade urbana foi apontada como o maior problema de infraestrutura da cidade para 75% dos entrevistados em um levantamento realizado pelo Sinaenco. Na última década, o número de automóveis no estado de São Paulo cresceu 71,76%, sendo importante ressaltar que este resultado foi quatro vezes maior que o crescimento populacional, que foi de 11,41% no mesmo período. Somente a capital paulista foi responsável por um crescimento acumulado de 48,03% na última década, enquanto a população cresceu 7,84%.
Para o engenheiro José Roberto Bernasconi, os transportes de uma cidade dão a exata medida da desigualdade daquele espaço urbano. “Não é possível tolerar uma situação em que trabalhadores precisem sofrer por até seis horas, entre ida e volta, para chegar ao local de trabalho”, afirma Bernasconi.
topo