Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Simpósio SAE BRASIL de Gestão e Estratégias de Manufatura Automotiva


Encontro será realizado no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar 1.043, vila Mariana, São Paulo)

São Paulo – As novas operações de montadoras de automóveis no Brasil, as expectativas e planos da indústria de autopeças e a influência do Inovar-Auto sobre o segmento são alguns dos temas em destaque do Simpósio SAE BRASIL de Gestão e Estratégias de Manufatura Automotiva, dia 15 de abril, das 8h30 às 17h, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar 1.043, vila Mariana), em São Paulo.

Com foco nas estratégias para a eficiência das operações de manufatura e para a competitividade da indústria automobilística com tecnologia de ponta, flexibilidade, inovação e logística robusta, estão previstos no simpósio cinco painéis de debates, que serão apresentados em dois auditórios (veja programação completa), além de palestras.

Auditório Ipê - Sonia Campos, diretora da fábrica da GM em São Caetano (ABC paulista), abre às 8h45 no auditório Ipê o ciclo de apresentações com a palestra “As grandes inovações da GM na planta de São Caetano do Sul”.

A seguir o painel “Expectativas e Planos das Autopeças e Influências do Inovar-Auto” reúne Ricardo R. Silva, gerente de Manufatura de Sensores e Ignição da Bosch, e Antonio Rosati, gerente de Engenharia Avançada Eletroeletrônica da Delphi, sob mediação de Gábor Deák, da SAE BRASIL.

Ricardo J. Silva, vice-presidente de Ônibus para a América Latina da Mercedes-Benz; e Suzana Martins, gerente executiva de Montagem de Chassis da Scania, e Roberto Castro, gerente de Operações Ford, planta SBC participam do painel sobre“Gestão da Manufatura na produção de Veículos Comerciais” com mediação do jornalista Marcos Villela.

“As novas operações das montadoras de automóveis” é o terceiro e último painel, com Ricardo Martins, gerente geral de Assuntos Corporativos, Relações Governamentais e RH da Hyundai; e Antonio Damião, diretor adjunto de Projetos Especiais da Fiat Automóveis; e mediação de Márcio Migues, presidente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

Ainda no auditório Ipê, o professor e consultor Thomas Corbett, fala sobre “Teoria das Restrições” (TOC - Theory of Constraints), como ela mede a produtividade e a eficiência e quais suas diferenças em relação à administração tradicional; e Gesner Oliveira, mestre e PHD em Economia, fecha com a apresentação especial “Perspectivas da Economia Brasileira”.

Auditório Imbuia - Os trabalhos começam às 11h05 com o painel Tecnologia 1 – "Body in White", mediado por Marcelo Martin, supervisor executivo de Logística, Volkswagen, que terá a participação de Martin Volmer, diretor da EDAG; e Danilo Stocco, gerente do Setor de Certificação ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção).

Na sequência, o painel Tecnologia 2, “Novas Tecnologias de Pintura”, com Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura, Volkswagen; Eric Preuss, diretor de Pintura GM América do Sul, e Mathias Runk, gerente de Engenharia, Dür. Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz é o mediador.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pela realidade econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

Auditório Ipê - 8h30 às 17h

ABERTURA

8h45 AS GRANDES INOVAÇÕES DA GM NA PLANTA DE SÃO CAETANO DO SUL – Sonia Campos, diretora da fábrica de São Caetano do Sul da General Motors;

9h25 Painel EXPECTATIVAS E PLANOS DAS AUTOPEÇAS - INFLUÊNCIAS DO INOVAR-AUTO – Abertura e mediação: Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.Debatedores: Ricardo R. Silva, gerente de Manufatura de Sensores e Ignição da Bosch; e Antonio Rosati, gerente de Engenharia Avançada Eletroeletrônica da Delphi;

Painel GESTÃO DA MANUFATURA NA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS - Abertura e mediação: jornalista Marcos Villela. Debatedores: Ricardo J. Silva, vice-presidente de Ônibus para a América Latina da Mercedes-Benz; Suzana Martin, gerente de Montagem de Chassis da Scania; e Roberto Castro, gerente de Operações da planta São Bernardo do Campo da Ford.

14h Painel AS NOVAS OPERAÇÕES DAS MONTADORAS DE AUTOMÓVEIS – Abertura e mediação: Márcio Migues, presidente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Debatedores: Ricardo Martins, gerente geral de Assuntos Corporativos, Relações Governamentais e Recursos Humanos da Hyundai; e Antonio Damião, diretor adjunto de Projetos Especiais da Fiat Automóveis.

15h20 TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC- Theory of Constraints) – professor Thomas Corbett;

16h ESPECIAL - PERSPECTIVA DA ECONOMIA BRASILEIRA – Gesner Oliveira, mestre e PHD em Economia.

17h ENCERRAMENTO

Auditório Imbuia – 11h05 às 15h

11h05 Painel TECNOLOGIA 1 – BODY-IN-WHITE – Abertura e mediação: Marcelo Martin, supervisor executivo de Logística da Volkswagen. Debatedores: Martin Volmer, diretor da EDAG; e Danilo Stocco, gerente de Certificação Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção);

Painel TECNOLOGIA 2 – NOVAS TECNOLOGIAS DE PINTURA – Abertura e mediação: Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz. Debatedores: Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen; Eric Preuss, diretor de Pintura América do Sul da General Motors; e Mathias Runk, gerente de Engenharia da Dür.



  topo