Últimas Notícias - Composites
Projeto prevê ampliação da ferrovia turística
Os empresários da Associação Tremtur se reuniram no dia 25 de fevereiro, em Florianópolis, para apresentar ao governo do Estado um projeto para ampliar a ferrovia turística na região do Alto Vale do Itajaí. Atualmente o trecho conta com apenas 2,8 quilômetros em operação. A proposta prevê aumentar para 16 quilômteros, saindo do Bairro Riachuelo, na cidade de Lontras, passando pelas proximidades da Usina Salto Pilão, até o município de Apiúna.
A ideia é envolver o poder executivo e contratar os serviços do Exército. Participaram da reunião os representantes do Batalhão Ferroviário do Exército em Santa Catarina e empresários da Tremtur. A próxima etapa é preparar um orçamento para avaliação da viabilidade da parceria.
Para o empresário representante da associação, Germano Emílio Purnhagen, o novo trecho terá finalidade essencialmente turística, com administração por empresários locais. “Trata-se de um projeto essencial para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. É uma região com muitas belezas naturais, entre as montanhas do Vale”, explicou. Além da ferrovia, a associação tem outros planos para a região. “Existem outros projetos para promoção do turismo local, como a construção de um teleférico”, complementou Purnhagen.
“Essa é uma boa ideia e temos muito interesse em contribuir. Além de um resgate cultural e histórico da região, a promoção de novas atividades do turismo é de grande contribuição para a economia catarinense”, defendeu o governador Raimundo Colombo. (Economia SC)
topo