Últimas Notícias - Composites
UFSC oferece curso em Engenharia Ferroviária e Metroviária
O egresso do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária do Centro de Engenharias da Mobilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Campus Joinville terá uma sólida formação técnico-científica e profissional. Seguem mais informações:
Vagas Anuais: 40 – (20 por semestre)
Turno de funcionamento: integral
Carga horária total (horas-aula): 4374
Carga horária total (h): 3975
Duração do Curso mínima: 10 semestres
Duração do Curso máxima: 18 semestres
Áreas de Atuação:
A formação do Engenheiro Ferroviário e Metroviário pelo CEM (Centro de Engenharias da Mobilidade), campus da UFSC em Joinville SC, está orientada para propiciar uma visão sistêmica da engenharia ferroviária e metroviária, desenvolvida para atuar em quatro grandes áreas: projeto veicular, operação, manutenção e gestão ferroviária e metroviária.
De forma mais específica, o formado em engenharia ferroviária e metroviária poderá atuar em áreas como: dinâmica ferroviária e metroviária, projeto e manutenção de material rodante (locomotivas, vagões e carros de passageiro) e de veículos automotivos para manutenção e instalação de vias, materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários, sistemas de comunicação, sinalização e operação ferroviária e metroviária, via permanente, prevenção e investigação de acidentes ferroviários e metroviários, legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários.
O setor ferroviário e metroviário tem chamado a atenção no cenário brasileiro devido a necessidade do país em atingir um crescimento sustentável. Novos investimentos na expansão da malha ferroviária têm garantido o crescimento atual da indústria ferroviária. Também, a preocupação com a mobilidade urbana tem sido responsável por investimentos em novas linhas de metrôs, trens de superfície, monotrilhos e trem de alta velocidade. Atualmente, centenas de empresas do setor ferroviário e metroviário estão instaladas no Brasil, a fim de fomentar tais projetos com materiais rodantes, novas tecnologias e soluções para o setor.
Também será possível ao formado em engenharia ferroviária e metroviária atuar em áreas interdisciplinares das engenharias: mecânica, elétrica, produção, mecatrônica, metalúrgica, materiais, transporte e logística, infraestrutura, entre outras. (Abifer)
topo