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Construção leve para vigilância marítima
Encomendado pelo Governo de Moçambique, o Ocean Eagle 43 é uma inovação em termos de vigilância marítima. As três embarcações trimarans realizarão múltiplas missões pelo Oceano Índico, incluindo operações antipirataria, e segurança de pescarias, óleo e gás e outros recursos marítimos. Este desenvolvimento proporciona rápida aceleração e grande eficiência de combustível
A Sicomin (França) teve papel fundamental neste projeto desafiador e forneceu diversos sistemas de resinas avançadas durante a construção, que foi conduzida pelo estaleiro francês CMN. Os cascos do trimaran foram produzidos nas instalações da Chantier Naval H2X. Todos trabalharam em sintonia para alcançar um resultado diferenciado e a embarcação recebeu a premiação do maior casco de resina epóxi já fabricado por infusão com um único disparo.
O design
Para realizar suas funções de forma eficiente, o Ocean Eagle 43 precisa ser capaz de cruzar, por muitas horas, e acelerar rapidamente e perseguir. O legendário arquiteto naval Nigel Irens foi escolhido para criar um design liso e rápido. “O casco principal é longo e delgado, e os pequenos cascos externos (chamados amas) oferecem excepcional estabilidade, mesmo com extrema leveza. Também proporcionam menor arrasto do eu outras formas de cascos.
O design do laminado consiste, principalmente, de uma construção sanduíche de epóxi e fibra de vidro. “Toda a embarcação tem material de núcleo e foi fabricada por infusão, com exceção das áreas monolíticas da parte inferior do casco, na parte dianteira do barco. A fibra de carbono foi usada em áreas de alta carga como nas capas de longarina e nos braços que conectam as amas ao casco principal.
O desafio do Casco Escuro
Projetado para tarefas navais, os cascos do Ocean Eagle 43 foram pintados de cinza para reduzir a visibilidade no horizonte, mas isso infelizmente significa que os cascos também absorverão significativa quantidade de calor do sol. Isso fez com que a temperatura de transição vítrea (Tg) da resina fosse uma preocupação fundamental.
“O Tg especificado para o Ocean Eagle 43 foi de 120 oC a 140 oC, uma mudança do projeto inicial que fez precisar de prepreg. Entretanto, isso dobraria o custo da resina e também aumentaria o custo do tooling e das exigências pós-cura”, disse Marc Denjean, gerente de exportação da Sicomin. Felizmente, a H2X viabilizou um processo de infusão de resina mais econômico e isso permitiu que a Sicomin especificasse um sistema com um Tg de 90 oC.
“Há epóxi para infusão com Tg de 80 oC, mas de acordo com nosso experiência isso é muito baixo para cascos escuros, correndo-se o risco de não só termos print-through mas também uma perda de propriedades mecânicas com o tempo que poderiam resultar numa falha de laminado ou estrutural”, explicou Denjean. Para comprovar estes dados, a Sicomin reuniu informações de análises dinâmico-mecânicas (DMA) e calorimetria diferencial de varrimento (DSC).
Com o tempo, o Tg diminuirá um pouco (assim que o laminado for exposto a altos índices de temperatura e humidade), o que é conhecido como “wet Tg”; entretanto, precisa permanecer acima de 80 oC. A Sicomin solicitou à H2X que fizesse pequenas amostras, para cada lote de resina catalisada, durante a infusão (com o mesmo histórico do barco). Estas amostras foram posteriormente testadas com DSC e DMA para se verificar o Tg e assegurar que a relação resina/catalisador foi respeitada. Este processo também proporcionou completa rastreabilidade para o processo de moldagem.
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