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ABIFER na mídia: Programa de renovação da frota ferroviária é oportunidade para fundições
A indústria ferroviária, ao que parece, é uma das poucas a fechar 2014 em alta. As expectativas para este ano foram superadas, o que trocando em número estamos falando em 70% de crescimento em relação a 2013, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).
De acordo com a entidade, a produção de vagões de carga superou as 4 mil unidades, enquanto o número de carros de passageiros produzidos este ano ultrapassou 390. No caso das locomotivas, a previsão até o fechamento desta edição era de 80 unidades fabricadas.
Todos estes números servem para exemplificar o potencial do setor ferroviário para a indústria de fundição, que em 2015 deve passar a contar com um novo aliado: o plano de renovação da frota ferroviária. A iniciativa partiu da ABIFER, mas logo teve o apoio da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), do Ministério dos Transportes, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A proposta contempla a substituição de 40 mil vagões e 1.400 locomotivas obsoletos por 18 mil vagões de maior capacidade e 600 locomotivas mais potentes. O processo de substituição será diluído em dez anos. Para se ter ideia do que este volume representa, em 2013 a frota de vagões e locomotivas no país somava 100.010 e 3.200 unidades, respectivamente.
Com isso, espera-se obter um aumento de 40% da capacidade de transporte, redução de 38% das emissões de gás carbônico e melhora de 15% da eficiência energética (em seis anos, estima-se que a redução do uso de combustível será de 290 milhões de litros). Tudo isso, somado a um índice de nacionalização acima de 60% para locomotivas e de mais de 80% para os vagões.
A previsão da ABIFER é que o programa seja implementado no início de 2015, mas a realidade é que ele já está atraindo investimentos no setor, a exemplo das novas fábricas da Randon e também da Hyundai Rotem, ambas em Araraquara (SP). (Revista Fundição e Serviços)
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