Últimas Notícias - Composites

Equipamento da Fibermaq controla temperatura e reduz viscosidade da resina e do gelcoat


Utilização do TM-07 é ainda mais importante nos meses de inverno

 


Um problema comum enfrentado pelos moldadores de compósitos durante todo o ano, mas que piora ainda mais no inverno, é o excesso de viscosidade da resina e do gelcoat. As baixas temperaturas típicas dessa época nas regiões Sul e Sudeste tornam o material mais viscoso e, com isso, o ritmo produtivo cai. A saída? Utilizar controladores de temperatura especiais, caso do TM-07, tradicional equipamento da Fibermaq – produzido há mais de 20 anos, ainda atua como homogeneizador. 

“O TM-07 isenta o processo dos indesejados efeitos das oscilações climáticas. Também garante um trabalho uniforme, pois permite misturar a resina e o gelcoat com a carga mineral de forma muito mais homogênea e controlada do que a normalmente obtida com os métodos manuais”, explica Edmundo Pinto Filho, representante do departamento técnico da Fibermaq. 

Indicado para todos os processos de fabricação de peças de compósitos, o TM-07 tem capacidade para 300 kg de material – o fundo inclinado do seu tanque de aço ajuda no escoamento dos resíduos. Ainda tem como opcional um pedestal com dois degraus. 

O TM-08, por sua vez, é um misturador específico para tambor, que pode ser usado tanto na homogeneização de resina e gelcoat com cargas minerais como na dissolução e dispersão de pigmentos. Robusto, fácil de manusear e de baixa manutenção, o TM-08 reduz o tempo para o início do processo de laminação e os gastos com mão de obra. 

“Ambos os equipamentos ajudam a prolongar a vida útil das laminadoras, gelcoateadeiras e injetoras de RTM, assim como a reduzir os custos com peças de reposição, pois a carga mineral melhor dispersada provoca menos atrito nos diversos componentes das máquinas, independente do fabricante”, ele conclui. 

Para mais informações, acesse www.fibermaq.com.br



  topo