Últimas Notícias - Composites

Maior fabricante de robôs do mundo, Yaskawa é expositora da Mecânica 2016

Com 26% do mercado mundial de robôs, Yaskawa Motoman enxerga indústria brasileira como grande parque robotizado em potencial. Para gerente geral da marca no Brasil, robotização é saída para aumentar produtividade e reduzir custos.

Com atuação principalmente nos segmentos automotivo, motociclístico e de equipamentos e veículos agrícolas, a Yaskawa Motoman é expositora confirmada da Feira da Mecânica 2016, que acontece de 17 a 21 de maio do próximo ano, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Maior fabricante de robôs do mundo, a presença da empresa na Mecânica vai ao encontro da proposta da maior feira de bens de capital da América Latina: trazer os mais avançados produtos e sistemas em robótica e manufatura digital para o mercado brasileiro. Em julho de 2015, a revista Automation News apresentou mapeamento mundial de robôs instalados, e a empresa figurava em primeiro lugar, com 300 mil robôs em todo o mundo, cerca de 26% do mercado mundial.

Com um século de existência comemorado neste ano, fábricas no Japão e China e presença em 28 países, a Yaskawa quer promover a robotização da indústria brasileira, de acordo com o gerente geral da empresa no Brasil, Icaru Sakuyoshi. “Hoje em dia a concorrência é global, e a indústria local compete com outras plantas em qualquer parte do mundo. Por isso, a baixa produtividade da indústria nacional e o elevado custo da mão de obra são fatores que nos tornam pouco competitivos. Ser competitivo é apostar na automação”.

“O Brasil representa um enorme potencial para nosso grupo – prossegue Sakuyoshi - haja vista a baixa densidade de robôs que possuímos aqui. Hoje, a indústria brasileira tem implantando menos de 10 robôs por 10 mil trabalhadores. Para termos uma dimensão desse potencial, basta olhar para os números dos países mais robotizados no mundo. A Coreia do Sul, por exemplo, tem uma densidade de 450 robôs para cada 10 mil trabalhadores; no Japão, essa proporção é de 320; na Alemanha, 280 e nos Estados Unidos, 150. Estamos muito abaixo. Nossa opinião é que a indústria brasileira caminha para corrigir essa ‘miopia’, e enxergará qual o caminho a ser trilhado para voltar a ser produtiva e competitiva. Estamos prontos para auxiliá-la em seus processos de automação e robotização”.  

E, em rota para essa missão, a empresa acredita que a Feira da Mecânica é uma oportunidade de novos negócios. “Participar da Mecânica é uma grande oportunidade para demonstrar aos visitantes soluções em automação industrial, e ajuda na difusão da aplicação de robôs na indústria. A indústria nacional ainda engatinha, não despertou para a necessidade de implantação massiva de robôs em suas linhas de produção, enquanto países como China e EUA investem pesadamente em robotização, cada qual instalando anualmente algo em torno 35 mil e 25 mil robôs respectivamente. No Brasil, não chegamos a 1.500 por ano!” Para maio do ano que vem, Sakuyoshi adianta que toda a nova geração de robôs Yaskawa estará presente na feira, assim como uma nova tecnologia de sistema robotizado de corte por ultrassom.

***
A Feira da Mecânica chega à sua 31ª edição em 2016. A entrada é gratuita para profissionais do setor, que podem fazer o credenciamento online e imprimir a credencial em casa, antes de chegar ao evento.  

O credenciamento pode ser feito no link: http://www.mecanica.com.br/Credenciamento/Credenciamento-de-Visitantes/
A Reed Exhibitions Alcantara Machado espera um público qualificado de 90 mil visitantes/compradores que entrarão em contato com as mais modernas tendências em máquinas, equipamentos e sistemas de manufatura industrial. Em sua última edição, em 2014, a Mecânica obteve 98% de satisfação de visitantes e expositores, com base em uma pesquisa aplicada durante a feira.

Serviço:
31ª FEIRA INTERNACIONAL DA MECÂNICA
Data: 17 a 21 de maio de 2016
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi 
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil
http://mecanica.com.br



  topo