Últimas Notícias - Composites
Mercado de motos de alta cilindrada reage à crise do setor automotivo
Com poucos espaços à disposição, Brasil Motorcycle Show contará com a participação das principais referências do universo duas rodas
Desde o início do ano, uma importante parcela do setor automotivo do Brasil tem apresentado um desempenho modesto, tanto no que diz respeito às exportações quanto às vendas domésticas. Enquanto alguns segmentos não reagem aos efeitos desse enfraquecimento, outros caminham na contramão, acelerando os motores e as vendas. Um exemplo é o mercado de motociclismo "premium", que, após conquistar um importante nicho de consumidores, alcança cada vez mais novos adeptos.
Além das estratégias de venda tradicionais, as marcas têm recorrido à iniciativas diferenciadas para chamar a atenção do público. Os "eventos proprietários" surgiram como alternativa para enfrentar a alta concorrência e a queda nas vendas. Essa modalidade de ação visa integrar os três pilares do mercado: indústria, varejo e consumidor. "Quando demos início ao projeto do Brasil Motorcycle Show, há dois anos, pouca gente conhecia essa solução. Mesmo com a desconfiança, realizamos a primeira edição em 2013 e teremos um novo festival em novembro deste ano, com praticamente todos os espaços vendidos", destaca Pedro Colares, um dos sócios da OC Promo, realizadora do evento.
De acordo com ele, o evento, que acontece de 21 a 23 de novembro deste ano, chegou para preencher uma lacuna de mercado: "o Brasil Motorcycle Show não é uma feira. É mais que isso. É feito para a família, com diversas opções de entretenimento, atrações musicais e gastronômicas. A venda é uma consequência, pois o ambiente propicia um tipo de aproximação mais descontraída, que o ‘show room’ das lojas não permite". As principais montadoras do segmento, como BMW, Ducati, Harley Davidson, Honda, Triumph e Yamaha, além das principais marcas do setor já confirmaram presença no festival, já considerado o maior do Brasil na categoria "premium".
A edição 2014 obteve grande sucesso em termos de negócios e motivou as empresas a garantirem espaço no evento deste ano. Por isso, mais de 80% da área do Expo Renault Barigui, que tem 5.000 m², já está comercializada - mesmo a três meses da realização do festival. Além dos mais de 50 expositores, a edição 2014 contará com inúmeras novidades, como shows de manobras, "test rides", brincadeiras para crianças a adultos, lançamento de produtos, tatuadores, bandas e um espaço gastronômico, denominado "Garage Brasil a La Carte", que contará com a presença dos Homens Gourmet e dos melhores Food Trucks do País.
Outra novidade para este ano é o novo projeto dos estandes, que ganharão novo posicionamento, melhorando a circulação interna. "Este ano teremos cerca de 2.674m² de área de comercialização, o que equivale a 15% a mais de espaço para atrações em comparação ao ano passado. O público certamente ficará surpreso com as novidades que estamos preparando para esta edição", garante Cezinha Mocelin, também promotor do festival.
Outra área bem aproveitada será a parte externa do pavilhão. Com cerca de 3.500m², o espaço ganhará uma pista de manobras (com arquibancada), na qual motociclistas de renome, como Jorge Negretti, exibirão performances radicais.
Além de assistirem aos shows, os visitantes poderão se arriscar em algumas atrações. Para os mais corajosos, dois loopings 360°, Montanha Trial e Motos Wheelie - para empinar como os motociclistas profissionais. "Nesse ambiente também serão realizadas competições de habilidade e as marcas vão oferecer serviços gratuitos aos proprietários de motos", afirma o sócio Fabiano Cantele.
Ele complementa dizendo que a boa ocupação dos espaços em 2014 é reflexo do sucesso do evento realizado ano passado. "E também pelo crescente interesse do público curitibano pelas motos de alta cilindrada. A cidade se tornou um dos principais mercados para esse segmento. Por esse motivo, os fabricantes do setor estão de olho no mercado daqui. E eventos como o nosso são ideais para ‘fazer a ponte’ com o público", finaliza.
Sobre o Brasil Motorcycle Show
A segunda edição do Brasil Motorcycle Show será realizada entre 21 e 23 de novembro de 2014 no Expo Renault Barigui, em Curitiba. A proposta do festival de motociclismo "premium" de alta cilindrada organizado pela OC Promo é reunir as principais referências, atrações e lançamentos do mundo duas rodas. Além das montadoras, o evento conta com a participação de lojas especializadas em customização, acessórios, serviços especializados, além de shows e áreas interativas para crianças e adultos e uma praça de alimentação com sete Food Trucks, denominada "Garage Brasil a La Carte". O evento tem co-patrocínio da Porto Seguro Moto e apoio do Banco Alfa. Mais informações pelo site: brasilmotorcycleshow.com.br.
topo