Últimas Notícias - Composites
POLÍMERO DA VICTREX SUBSTITUI ISOLAMENTO VITORCERÂMICO NA CONFECÇÃO DE CONECTORES
Buscando parcerias para suas soluções voltadas ao setor de óleo e gás, a Victrex apresenta, em seu estande na feira Rio Oil & Gas, seu polímero Victrex PEEK, que é usado na substituição de componentes metálicos na confecção de tubos, peças para tubulações, válvulas, compressores e árvores de natal molhadas. As parcerias já concretizadas com a Magma, que usa o polímero em risers flexíveis, e com a Onesubsea, que o aproveita em conectores utilizados em poços de produção de petróleo, foram destacadas pelo gerente de Desenvolvimento de Mercado da Victrex na América do Sul, Ricardo Ehlke.
Qual é a expectativa da Victrex para a feira Rio Oil & Gas?
A expectativa é grande. Temos interesse no evento como um todo, para observar as oportunidades de mercado, encontrar nossos parceiros. Estamos apresentando soluções já mostradas em anos anteriores.
Há algum produto novo?
Não há nada novo em si, mas temos soluções relativamente recentes, que já foram apresentadas na OTC. O que pode ser considerado novidade é a aplicação 100% do polímero Victrex PEEK em risers flexíveis. Essa solução também está no estande da Magma, nossa parceira.
Que outros tipos de parcerias vocês buscam na feira?
A prioridade é fortalecer as atuais, com a Magma e a Onesubsea, e mostrar as aplicações. Também estamos iniciando discussões com grandes players do mercado e buscando parcerias com empresas produtoras, como Petrobrás e Shell, e fornecedoras, como a GE.
A Onesubsea está apresentando um conector que usa o Victrex PEEK. Como funciona essa aplicação?
Esse conector tem aplicação desde a cabeça do poço até 2.000 metros de linha d’água, fazendo a leitura de dados em altas pressões. Nessas condições, é necessário que se faça o encaixe o desencaixe várias vezes, o que fazia com que eles começassem a falhar e as atividades tivessem que ser paralisadas para trocá-los. Antes do nosso polímero, a solução mais utilizada era a de isolamento vitrocerâmico. Substituindo-se esse material pelo Victrex PEEK, prolonga-se a vida útil do conector para entre 20 e 30 anos, o que gera uma economia de milhões de reais. Assim como a Onesubsea, nós estamos apresentando o produto em nosso estande.
Como está o mercado brasileiro para os produtos da Victrex atualmente?
Antes, muitas aplicações eram feitas no exterior. Os investimentos em estrutura de engenharia local e em pesquisa foi um fator positivo para a Victrex. Agora as empresas têm o desafio de ajustar seus produtos para essa realidade. Já fornecemos soluções para sistemas de vedação e árvores de natal molhadas da Aker Solutions; válvulas da Lupatech e bombas elétricas submarinas da GE Oil & Gas. (Petronotícias).
topo